Se existe uma paixão que mexe com a cabeça do ser humano, é o chocolate, não é mesmo? Seja branco, preto, ao leite, meio amargo, é um doce viciante. O chocolate é um alimento produzido a base de grãos de cacau, fruto muito comercializado no mundo todo. Chocolate engorda? É rico em vitaminas e minerais? O diet é saudável? E o chocolate branco, é ou não um chocolate? A nutricionista Tatiana Saraiva separou alguns mitos e verdades sobre este doce tão desejado. Confira abaixo!
VERDADES
- O chocolate é um amigo do coração
Estudos mostram que o chocolate reduz a pressão arterial e diminui fatores de risco para doenças cardiovasculares. Isto ocorre porque o chocolate é rico em flavonóides que tem ação antioxidante e anti-inflamatória.
- Chocolates amargos são mais saudáveis do que chocolate ao leite
Quanto mais “ao leite” for o chocolate, mais açúcar ele terá. Por isso, é interessante escolher chocolates acima de 60%, que são mais amargos devido ao maior teor de cacau, pois são ricos em fitoquímicos e antioxidantes que trazem benefícios ao nosso organismo e previnem o envelhecimento precoce.
- O chocolate é rico em vitaminas e minerais
As vitaminas e minerais auxiliam na produção de serotonina e dopamina (hormônios do amor). Além disso, melhoram sintomas de ansiedade e depressão, sintomas de TPM, reduz processos inflamatórios e auxilia no colesterol bom.
- Chocolate diet não é mais saudável
Os chocolates diet não contém açúcar, mas acabam aumentando a quantidade de gorduras. Para quem não tem problemas como a Diabetes Mellitus, o ideal é consumir o chocolate convencional.
MITOS
- Chocolate branco não é um chocolate
O chocolate branco é feito a partir da manteiga de cacau misturado com leite e açúcar, por isso ele é bem mais calórico que o chocolate preto convencional.
- Chocolate 70% é melhor para o emagrecimento e para a saúde
De fato, o chocolate com uma maior porcentagem de cacau é mais saudável, mas o cacau é rico em gorduras e por isso o valor calórico é maior. Por isso, é necessário o auxílio de um nutricionista para adequar as quantidades ideais de acordo com o seu organismo.
- Chocolate não causa acne
Nos estudos científicos que evidenciam isso. O que ocorre é que alimentos com maiores quantidade de açúcares e com um maior índice glicêmico podem desencadear um processo inflamatório por alterações hormonais e aí sim, um aumento da acne. O chocolate em si não é o culpado pelo aparecimento das acnes.
Conteúdo colaborativo com a Nutricionista Tatiana Saraiva Vieira – CRN 21101357/P