Na manhã desta quarta-feira (25), o Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da 172ª Promotoria Eleitoral, em conjunto com a Polícia Federal, realizou uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em Búzios. A ação visa combater a disseminação de fake news durante as eleições municipais.
A Prensa apurou diretamente com o MPE que a operação, que ocorre em meio ao período eleitoral, faz parte dos esforços das autoridades para garantir um processo democrático limpo e sem interferência de informações falsas, que possam influenciar o resultado das eleições. No entanto, em virtude do sigilo das investigações, o Ministério Público Eleitoral não forneceu mais detalhes sobre os alvos ou o andamento da operação. Fontes internas na Câmara Municipal afirmam que a Casa Legislativa foi um dos alvos de busca e apreensão (em apuração).
A operação em Búzios segue uma tendência nacional de ações preventivas e repressivas contra a desinformação que se reflete em atuações como essas do MPE e da Polícia Federal para coibir a disseminação de informações que possam confundir eleitores e comprometer a integridade do processo eleitoral.