Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Ministério Público do Rio deflagra Operação Non Olet, em Casimiro de Abreu, nesta terça-feira (1º)

Casimiro-01

O GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), integrado ao Minstério Público do Estado do Rio de Janeiro, e com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência, deflagrou nesta terça-feira (1º), em Casimiro de Abreu, a segunda fase da Operação Non Olet. O objetivo é cumprir cinco mandados de prisão contra três fiscais municipais, uma contadora e um despachante, por solicitarem e receberem propina de empresários da cidade, em troca de concessão ilegal de descontos no pagamento de impostos e multas, causando prejuízo aos cofre municipais.

A primeira fase da Operação Non Olet ocorreu em 23 de julho deste ano, quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos endereços dos fiscais e da contadora denunciados, no escritório de contabilidade dela e no setor de ISS da Prefeitura de Casimiro de Abreu, já pela suspeita da existência de organização criminosa dedicada ao recebimento de propinas de empresários locais.

Segundo denúncia, apresentada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro no último dia 16 de setembro, a partir do Procedimento Investigatório Criminal (PIC n° 05/2019), foi constatado que os denunciados estavam praticando crimes de organização criminosa e corrupção passiva.

Os cinco mandados de prisão foram expedidos pela justiça da Vara Única de Casimiro de Abreu, contra os fiscais Rodrigo Scaldaferri, Álvaro Luiz e Luiz Claudio Abel, a contadora Edna Ventura e o despachante Roberto Araújo, tio de Rodrigo. Além deles, também foram denunciadas por organização criminosa e lavagem de dinheiro Debora Muzy e Joiceneide Abel, respectivamente, companheira de Alvaro Luiz e esposa de Luiz Claudio Abel. Segundo o GAECO/MPRJ, elas desempenhavam o papel de ocultar e dissimular parte do proveito dos crimes de corrupção, cedendo suas contas correntes para depósito, de forma que o pagamento das propinas não fosse descoberto. Em relação a ambas, foram decretadas medidas cautelares diversas da prisão, como o comparecimento mensal ao juízo e a entrega de passaporte.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Yoga, imersão no gelo e café da manhã saudável marcam programação de bem-estar do Oca Community em Búzios

Novo voo São Paulo–Cabo Frio ganha força e pode transformar turismo em Búzios

Secretaria de Estado de Saúde emite alerta para risco de intoxicação por metanol no Rio de Janeiro

Maricá F.C. garante vaga na Série D 2026 após ampliação da competição pela CBF

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]