Pular para o conteúdo
Search

Ministério do Turismo desconsidera parecer da Anvisa e mantém temporada de cruzeiros na costa brasileira

Búzios espera receber 45 navios de outubro de 2021 a abril de 2022. Foto: Matheus Coutinho

Órgão diz que suspensão prejudicaria a recuperação da economia nacional e global

A notícia da suspensão da temporada de cruzeiros na costa brasileira caiu como uma bomba no setor de turismo brasileiro na sexta-feira (10), mas no mesmo dia foi desconsiderada pelo Ministério do Turismo. O parecer negativo foi da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que sustenta as manifestações técnicas condenando as evidências de caráter sanitário e epidemiológico nos planos nacional e internacional. O município de Armação dos Búzios espera receber 45 navios de outubro de 2021 a abril de 2022.  

A nota do MT diz que “até o momento, não há novidades ou atualizações em relação à autorização” e que “continua trabalhando nos trâmites e negociações para viabilizar a temporada de cruzeiros no Brasil”. O órgão destacou que “a indústria de cruzeiros é vital para a recuperação econômica nacional e global”.

Mas na nota de suspensão a Anvisa deixa claro que se coloca enquanto “órgão de natureza assessorial aos ministérios envolvidos”, mas que “medidas de restrição excepcional e temporária de rodovias, portos ou aeroportos são de competência conjunta dos Ministros de Estado da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura”.

O setor de turismo foi um dos mais prejudicados com a pandemia do coronavírus.  A estimativa do MT é de que a temporada deste ano gere um impacto de R $2,5 bilhões na economia nacional. Em 2019/2020 foi de R $2,24 bilhões, além da geração de R$35 mil empregos; em 2019/2020 foram R $33.745.

A temporada dos cruzeiros marítimos com escalas em Armação dos Búzios está programada para iniciar em outubro. O primeiro navio que atracará no balneário é World Navigator, da companhia Mystic Cruises, no dia 19, às 14h.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.