Search
Degradê com CSS

Ministério da Saúde amplia em mais de 80% as equipes de atenção primária prisional

Com o crescimento em 2023, Brasil totaliza 588 equipes que atuam no cuidado e assistência às pessoas privadas de liberdade
pessoas privadas de liberdade

Com o objetivo de garantir o acesso à saúde às pessoas privadas de liberdade no sistema prisional, o Ministério da Saúde habilitou 268 novas equipes de atenção primária prisional (eAPP) somente em 2023. O incremento, no âmbito da atenção primária à saúde, foi de 83,5% em relação ao ano anterior, quando o país contava com 320 equipes. Agora, são 588 eAPP responsáveis pelo cuidado integral e a assistência médica para pessoas em cárcere.

Composição da eAPP

Com diferentes cargas horárias e tamanhos, as equipes atendem a critérios específicos como o número de pessoas custodiadas e o perfil epidemiológico delas. Contam com a presença de profissionais como médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos e auxiliares de enfermagem e técnicos e auxiliares de saúde bucal, assistentes sociais, dentre outros.

Elas desempenham o papel assistencialista dentro das unidades prisionais, podendo ser credenciadas como estaduais ou municipais mediante solicitação ao ministério. Uma vez credenciadas, o Fundo Nacional de Saúde (FNS) destina repasses financeiros mensais aos fundos municipais ou estaduais de saúde, voltados às despesas de manutenção e ao custeio dos profissionais de saúde.

Saúde prisional

A criação das eAPP surgiu da necessidade da efetivação de políticas públicas voltadas à saúde das pessoas privadas de liberdade e a superação das dificuldades de acesso ao atendimento impostas pela condição de confinamento.

Com o cenário de urgência, a pasta lançou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), instituída pela Portaria Interministerial nº 1, de janeiro de 2014. O objetivo da portaria foi ampliar as ações de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população encarcerada, estabelecendo que cada serviço de saúde prisional passasse a ser visualizado como ponto de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Justiça mantém suspensão de licença para novo trecho da RJ-102 em Búzios

Jovem atleta de Búzios vence etapa nacional de vela e destaca potencial náutico da região

Macaé inicia funcionamento do Abrigo de Inverno para pessoas em situação de rua

Búzios inicia cadastro para agricultores familiares com foco em políticas públicas de apoio ao campo

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!