A cidade de Búzios recebeu nesta terça-feira, dia 22, a terceira e última etapa do Mundial Militar de Orientação, um grande evento militar que teve as duas primeiras etapas nos dias 18 e 20 de novembro em Rio das Ostras. É o 49° Campeonato Mundial Militar de Orientação (49WMOC) do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM) e teve a terceira etapa teve início na Praça Santos Dumont hoje ás 9h.
Participaram da abertura do evento autoridades civis, entre elas o prefeito André Granado e o vice-prefeito eleito Henrique Gomes. Entre as autoridades militares o Contra-Almirante (FN) Carlos Chagas Vianna Braga, que é o presidente da Comissão de Desporto da Marinha e comandante do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes.
A Orientação é um esporte individual ou de equipes que tem como objetivo percorrer uma distância em terreno variado e desconhecido, obrigando os atletas a passar por pontos determinados no terreno (postos de controle) descrito num mapa distribuído a cada concorrente momentos antes da competição. Para isso, é permitido aos atletas utilizarem apenas o mapa e uma bússola. A modalidade esportiva é muito praticada na Europa e se destaca por ser realizada em ambientes naturais.
“É como uma caçada ao tesouro”, explicou o comandante Rubens Igrejas, da Marinha do Brasil – coordenador executivo, há dois anos e meio, da prova.
O comandante Igrejas ainda explicou que esta modalidade de esporte era civil, e, a partir da segunda guerra mundial, passou a ser militar como forma de usar o esporte para a confraternização entre os povos .
“Este esporte está sendo cogitado para tornar-se um esporte olímpico. Na Olimpíada do Rio quase entrou, mas acabou ficando para ser oficializado nos próximos jogos, talvez na Olimpíada da Rússia já esteja valendo”, disse.
São cerca de 300 atletas militares de 25 países participando: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, China, Chile, Dinamarca, Equador, Imigrados Árabes Unidos, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Letônia, Lituânia, Noruega ,Holanda, Polônia, Rússia, Servia, Eslovênia, Suíça, Suécia, Uruguai e Venezuela, que estão participando. O Brasil ainda está engatinhando nessa modalidade, que tem mais tradição nos países nórdicos, como Noruega e Finlândia”, disse.
A competição está dividida em percursos médio (5KM) e longo (14KM), além de um percurso urbano pelo Centro da cidade e a premiação acontecerá as 16h na Praça Santos Dumont, no centro.