O decreto estadual foi publicado do Diário Oficial na noite de quinta-feira (3)
A flexibilização do governo do estado do Rio pelo fim do uso das máscaras de proteção em locais fechados não provocou ainda mudanças nas cidades da Costa do Sol. Segundo as prefeituras de Cabo Frio, Búzios, Macaé, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Maricá os decretos municipais em vigor continuam valendo com uso obrigatório do equipamento, inclusive em locais abertos.
O decreto estadual foi publicado pelo governo do estado do Rio de Janeiro publicou nesta quinta-feira (3). O estado justifica que a medida ocorre devido a alta cobertura vacinal e de haver municípios com baixo risco para a doença e outros ainda saindo da quarta onda da Covid-19 provocada pela variante Ômicron, mas que caberá aos gestores municipais a decisão de liberar ou não o uso do equipamento de proteção individual.
Em Búzios, está válido o Decreto 1.816 de 13 de janeiro. A prefeitura chegou a liberar o uso de máscaras em ambientes abertos, mas em janeiro voltou atrás devido ao avanço da Covid-19 e da variante Ômicron. Neste mês a cidade havia registrado um caso da variante.
Cabo Frio também informou que está em vigor as determinações do Decreto Municipal n° 6.675/2021 que estabelece medidas de prevenção à Covid-19 e entre elas está o uso de máscaras em vias públicas. A cidade permanece em um monitoramento constante sobre a situação epidemiológica. Assim como Maricá que permanece com uso obrigatório de máscara tanto em locais fechados como locais abertos.
Macaé, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu estão discutindo sobre a situação e analisando os casos antes de alguma determinação.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) seguirá com o monitoramento dos indicadores e a atualização semanal dos Mapas de Risco por região e por município para subsidiar as decisões do poder executivo municipal.