A Secretaria de Saúde de Cabo Frio informou nesta quarta-feira (9) que uma menor de idade deu entrada na UPA do distrito de Tamoios na última segunda-feira (6) com sintomas leves de intoxicação. A jovem teria participado da mesma festa que o primeiro paciente com suspeita de contaminação por metanol, ocorrida em outro município.
Segundo a Secretaria, ao ser informada de que precisaria ser internada para monitoramento, a adolescente deixou a unidade sem autorização. O caso foi comunicado à Secretaria de Estado de Saúde, conforme protocolo.
Após investigação, o órgão municipal constatou que a menor passa bem, o que, clinicamente, aponta para intoxicação, mas não por metanol. Ainda assim, amostras de exames foram enviadas ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) para confirmação ou descarte da hipótese. A Secretaria informou que divulgará o resultado assim que for concluído e reiterou que as bebidas suspeitas não foram consumidas em Cabo Frio.
Situação no Estado do Rio
OMinistério da Saúde informou nesta quarta-feira (8) que subiu para cinco o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado do Rio de Janeiro. De acordo com a pasta, os pacientes residem nos seguintes municípios:
- Cabo Frio: 2 casos
- São Pedro da Aldeia: 1 caso
- Cantagalo: 1 caso
- Volta Redonda: 1 caso
Todos são monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/SES-RJ). A suspeita registrada anteriormente em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, foi descartada após análise laboratorial confirmar resultado negativo para metanol..