Pular para o conteúdo
Search

Meios de hospedagem de Búzios reabrem a partir de agosto

Lançado às vésperas da reabertura, sistema de QR Code para acesso de turistas à cidade ainda gera muitas dúvidas

Autorizados pela prefeitura de Búzios a reabrirem a partir do dia 01 de agosto, hotéis e pousadas buscam se adequar aos protocolos de segurança sanitária e adquirir os selos disponibilizados pelo Ministério do Turismo e Governo do Estado, atestando sua responsabilidade em relação aos procedimentos adotados. Mas as dúvidas ainda são muitas.

Na última sexta-feira (24), a prefeitura realizou o curso de medidas sanitárias para o período de pandemia, direcionado ao segmento de hotelaria. Realizado às vésperas da reabertura, o curso não conseguiu sanar as dúvidas de muitos representantes dos meios de hospedagem, que estavam presentes. De acordo com uma participante que pediu para não ser identificada, “a experiência foi decepcionante”.

“Chegamos lá com a intenção de saber mais sobre os protocolos e regras para o momento, mas não foi isso que aconteceu. A reunião começou com uma funcionária da vigilância sanitária, muito competente, falando sobre a Covid-19, mas da parte como se pega, como o vírus começou, muita coisa que já estamos cansados de saber, e a informação está disponível em um milhão de sites. Depois, um funcionário da prefeitura, totalmente despreparado, sem conhecer absolutamente nada da área hoteleira, veio falar sobre o software que a prefeitura está lançando para gerar o QR Code para entrar na cidade. Definitivamente ele não estava preparado. Nenhum profissional da rede hoteleira foi consultado para dar opinião sobre o tal programa, ou seja, total falta de preparo. Quando perguntado sobre questões que podem gerar um problema na barreira sanitária, foi totalmente autoritário e desrespeitoso com o hoteleiro que estava no curso. Então eles disseram que os mesmos funcionários fizeram os protocolos de reabertura de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, ou seja, eles não conheciam nenhuma área que estavam tratando. Tinha umas 30 pessoas no curso, todos com os mesmos questionamentos, e saímos de lá sem respostas. Eles mandaram enviar e-mail com as dúvidas, sendo que eles estavam lá para sanar as dúvidas”, explica.

Com a cidade fechada por barreiras, a prefeitura lançou no mesmo dia do curso, um sistema de QR Code para permitir a entrada de turistas com reservas nos meios de hospedagem. Hotéis e pousadas devem se cadastrar no site do município, para conseguirem gerar o código para os clientes. A ideia que a princípio parece interessante, ainda é uma novidade para o segmento hoteleiro e gera inúmeras dúvidas, uma vez que não há tempo hábil para testes. Muitos questionam como será gerado o código para clientes que reservam com operadores, por exemplo, uma vez que o hotel não recebe todos os dados dos hóspedes, como nomes e endereço.

As barreiras sanitárias também são uma preocupação, pois nos últimos finais de semana, as longas filas geraram muita confusão nas entradas da cidade. Hoteleiros sugerem algumas adequações, como o incremento da equipe e a adoção de três faixas de passagem, sendo uma para moradores, outra para quem tem o QR Code, e a terceira para os demais casos.

Com a permissão para ocupar até 70% de sua capacidade, hotéis e pousadas ainda registram fraco movimento de reservas. Mas a maioria confirma que a procura é grande. Clientes entram em contato em busca de informação, sondando futuras reservas e trazendo esperança por dias melhores para o setor turístico de Búzios.

Curso de medidas sanitárias oferecido pela prefeitura
https://prensadebabel.com.br/index.php/2020/07/27/turistas-vao-precisar-de-qr-code-para-entrar-em-buzios/

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.