Pular para o conteúdo
Search

Meio Ambiente de Cabo Frio lança “Projeto Tartamoios” nesta terça-feira (5), em Tamoios

A ação de conscientização ambiental ocorre às 9h, na Praia de Unamar, na altura do Quiosque 6
Credito Leonardo Flach

Promovendo conscientização e disseminando informação, mobilização e organização comunitária, o Projeto Tartamoios será lançado nesta terça-feira (5), às 9h, na Praia de Unamar, Tamoios, na altura do Quiosque 6. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, que vai promover uma ação de conscientização ambiental em relação à desova da tartaruga marinha da espécie Caretta caretta.

As tartarugas marinhas escolheram a Praia de Tamoios nos últimos anos para realizar a desova dos filhotes. A proteção dos espaços ambientais como a restinga vai garantir um espaço seguro para que a espécie se reproduza em Cabo Frio a cada dois anos pelos próximos 300 anos. Além de promover a conscientização e preservação das tartarugas, a Escola Municipal Edith Castro foi convidada para participar da ação e ajudar na distribuição de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

A tartaruga-comum (Caretta caretta), também é conhecida como tartaruga-marinha-comum e tartaruga-cabeçuda. A espécie vive no habitat aquático a maior parte de sua vida onde as fêmeas realizam a desova a cada 2 ou 3 anos. O animal é considerado em perigo de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e seus filhotes, se guiam pela luz do luar para chegar ao mar.

A secretária de Meio Ambiente, Rosalice Fernandes, enfatiza que as tartarugas marinhas escolhem seu local de desova. Nos últimos anos, a espécie elegeram a Praia de Tamoios para se reproduzir principalmente, por conta das mudanças climáticas.

“É importante as pessoas se conscientizarem sobre as espécies em perigo de extinção e que escolheram nossa cidade para reprodução. Temos que manter nossa restinga preservada para que a praia continue agradável, propícia e segura para elas”, concluiu.

O Projeto Tartamoios tem apoio do Projeto IuruKuá, Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto EcoVida e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.