Search
Degradê com CSS

Meio Ambiente de Búzios e Marinha sobrevoam Rio Una para investigar poluição

Foram sobrevoados pontos como Ete do Jardim Esperança, parte do Rio Una, sua foz, além de toda a península de Búzios, Mangue de Pedra e Unamar, em Cabo Frio.  Foto divulgação
Foram sobrevoados pontos como Ete do Jardim Esperança, parte do Rio Una, sua foz, além de toda a península de Búzios, Mangue de Pedra e Unamar, em Cabo Frio. Foto divulgação

Corpo hídrico pode estar sendo vítima de crime ambiental

Os municípios que abrigam em seu território o Rio Una estão se movimentando para descobrir qual substância está poluindo o corpo hídrico. Mesmo sem ter o Una na área geográfica, o município de Búzios recebe o curso da água quando desagua na Praia da Rasa, em Cabo Frio, afetando diretamente o trecho da Praia Gorda até a Ponta do Pai Vitório, ambas localizadas no balneário. Na sexta-feira (4) a Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo da península fizeram um sobrevoo em toda a extensão do Una junto com a Marinha para detectar o material que está levando mau cheiro, coloração escura e espuma para a foz, dando indícios de crime ambiental.

Foram sobrevoados pontos como Estação de Tratamento de Esgoto (Ete) do Jardim Esperança, parte do Rio Una, sua foz, além de toda a península de Búzios, Mangue de Pedra e Unamar, em Cabo Frio. Segundo município, as imagens do serão analisadas e se juntarão ao resultado da coleta da amostra da água, feita por um laboratório contratado pela Prefeitura e que deve sair nos próximos dias, para um laudo do que pode está provocando a poluição.

Foz do Rio Una na Praia da Rasa. Foto Ernesto Galiotto.

“O sobrevoo foi importantíssimo, para concluirmos algo, que em teoria já sabíamos, a questão ambiental está integrada e é regional, agora precisamos discutir o assunto de forma integrada e por bacias hidrográficas. Através das bacias, nossos territórios são conectados, o que acontece em Cabo Frio e em São Pedro pode afetar Búzios e o que acontece em Búzios também pode afetar as cidades que fazem parte desta bacia integrada”, disse Evanildo.

Esse é o segundo sobrevoo sobre o Una. No dia 25 de janeiro, o Movimento SOS Rio Una contratou o ambientalista, Ernesto Galiotto, para ajudar a detectar a área que apresentava mancha escura. As imagens constataram a dimensão da mancha escura da foz do Una, na Praia Rasa, seguindo pela Praia Gorda e avançando até a Ponta do Pai Vitório, em Búzios. Outro trecho detectado é na entrada da Agrisa, em Cabo Frio, onde a coloração é ainda mais escura e com maior odor. As fotos e vídeos serão juntados como prova de uma possível Ação Civil Pública (ACP) movida pela Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Búzios.

Situação da Praia da Gorda. Foto Carolina Mazieri

A presidente da Comissão, Carolina Mazieri, acredita que o produto poluidor não seja somente esgoto. Segundo ela, pode ser algum óleo ou algum produto químico. Também estão sendo verificadas se a substância poluidora está vindo de alguma das empresas próximas à Agrisa.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já adiantou que, em todas as amostras coletadas, o Oxigênio Dissolvido (OD) se apresentou abaixo de 1 mg/l, estando fora do padrão mínimo (5 mg/l) recomendado pela Resolução CONAMA 357/2005 para manutenção da vida aquática.

A Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia fez a vistoria no Rio Una e confirmou que no trecho que corta o município, o rio não sofre nenhuma degradação por lançamento de esgoto. O Ministério Público Federal (MPF) e a Prefeitura de Cabo Frio também fizeram vistorias e coleta de amostras da água em alguns pontos do rio.

Leia mais sobre esse assunto:

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!