Cerca de 50 pessoas, caminhões, retroescavadeiras, e guindastes para suspender peças com mais de quatro toneladas. Todos esses profissionais e equipamentos foram designados para atuar na mega operação para melhoria do abastecimento das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. A iniciativa, que faz parte do Plano Verão 2022-2023, foi feita de forma simultânea em três municípios para otimizar os serviços e reduzir os impactos para a população.
O trabalho iniciou meses antes, com um planejamento detalhado da intervenção, que organizou as pessoas envolvidas, materiais que seriam utilizados e os horários em que cada ação seria realizada. Um dos locais a receber a operação foi a Estação de Tratamento de Água, localizada no distrito de São Vicente de Paulo, em Araruama. Durante a atividade, a produção e, consequentemente, o fornecimento de água para os municípios, precisaram ser paralisados. Com a obra, a capacidade de produção da ETA será ampliada passando dos atuais 1500 litros por segundo, para 1800 l/s. Por dia, serão produzidos mais 25 milhões de litros de água, o que equivale a mais de 10 piscinas olímpicas. No local estão sendo construídos mais um floculador (módulo que une as impurezas da água transformando em flocos); um decantador (equipamento aplicado na remoção de partículas sólidas ou Iodos em suspensão presentes na água); e quatro novos filtros, com uma tecnologia que usa sopradores para injetar ar no fundo do reservatório, levantando as impurezas e facilitando a filtragem, além da modernização de outros seis filtros existentes com instalação de sopradores e linhas de ar para retrolavagem, garantindo maior eficiência do processo.
Durante a operação foi realizada a interligação dos novos módulos ao sistema principal, garantindo a plena interface de todo o sistema da ETA. “Esta é a segunda mega operação que realizamos neste ano. As obras resultarão no aumento da capacidade de produção e tratamento de água da ETA e na melhoria do sistema de distribuição, permitindo o avanço na universalização da distribuição de água nos municípios atendidos pela Prolagos.”, explica José Carlos Almeida, diretor executivo da Prolagos.
No Vinhateiro, em São Pedro da Aldeia, a Estação de Distribuição de Água ganhou novas adutoras (tubulações de grande porte que transportam água), que irão garantir maior segurança operacional. O mesmo aconteceu na rede de distribuição da Rua do Fogo e na Estrada dos Passageiros. Já as Estações de Bombeamento (Boosters) de Botafogo, também em São Pedro, e da Rasa, em Búzios, passaram por uma manutenção que vai permitir o melhor funcionamento do sistema e auxiliar a bombear maior quantidade de água para os pontos mais distantes e elevados das localidades.