Pesquisa da Fecomércio-RJ expõe dados sobre medo da população do estado com a possibilidade de perder o emprego durante a pandemia
Último levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) com 455 consumidores mostra novo aumento no percentual de fluminenses que estão, de alguma forma, com temor de perder o emprego nos próximos três meses. Em novembro esse percentual era de 64,6% dos cidadãos, passando para 67,9% em dezembro.
ECONOMIA
A pesquisa comprova que a confiança dos consumidores na economia brasileira para os próximos três meses diminuiu. O índice que captura as expectativas caiu de 95,6 pontos em novembro para 90,1 pontos em dezembro. É a segunda queda consecutiva.
CONSUMO E RENDA
O indicador que mede os gastos com bens duráveis para os próximos três meses também sofreu uma diminuição em dezembro, e caiu de 112,6 para 108,4 pontos em consonância com as expectativas que os consumidores fazem para a evolução da sua renda.
Houve uma leve redução da confiança dos consumidores fluminenses a respeito da evolução da renda familiar nos próximos três meses. O indicador que mede a confiança caiu de 75,8 para 74,1 pontos.
INADIMPLÊNCIA
Também houve diminuição do percentual de consumidores que disseram estar inadimplentes de 52,7% em novembro para 49,9% em dezembro. A conta atrasada que mais aparece entre os inadimplentes é a de cartão de crédito (52,2%), seguida por luz, gás, água, telefone e internet (39,2%) e empréstimo pessoal (29,3%).