Há semanas o Ensino Médio na cidade de Búzios é discutido, o Governo Municipal quer “jogar” o ensino para o Estado e a população quer que as unidades escolares continuem no município. Depois de tanto imbróglio parece que em um Colégio, o INEFI, que fica no bairro da Rasa, começa a se normalizar. Nesta terça-feira (06) foram reabertas os cadastros para novas matrículas, mesmo com a conturbada situação do terceiro turno nas localidades, a moradora Olívia Garcia da Silva Santos procurou a unidade e foi informada que a escola está fazendo matrícula.
Olívia, ao receber a informação, voltou com o aluno Gabriel Silva para tirar mais dúvidas e foi passado, mais uma vez, que as matrículas estão sendo feitas, e assim o aluno disse “vou ao Colégio Estadual Oliveira Botas onde estou matriculado e pegar a transferência para fazer a matrícula no terceiro ano”, disse.
Entretanto, no outro Colégio, o Paulo Freire, no Centro, as coisas não estão como deveriam. Alunos ocupam a escola há alguns dias para reivindicar o possível fechamento do terceiro turno e o repasse da unidade para o Estado e a Guarda Municipal fica monitorando tudo o que está sendo feito na ocupação. Uma ação no Ministério Público foi aberto por alguns pais e a decisão do recurso foi para manter o terceiro turno e o Colégio.
Mas a Prefeitura descumpre ordem judicial, que implica em multa diária de R$ 10 mil, e até o momento nada foi normalizado e até no Tribunal de Justiça o Governo Municipal entrou e também teve a situação negada. No momento os alunos seguem sem aulas e foi prometido novas matrículas no Paulo Freire nada foi definido.
O Prensa entrou em contato com a Secretária de Educação do Município por diversas vezes e em nenhum momento obteve resposta, assim como a Comunicação da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios.