Menu

Cidades

Matéria Especial: 26 de abril: um dia para pensar na sua pressão arterial

pressao

Por Tathiana Campolina

pressao-2
cardiologista da Unicor Macaé, Matheus Sigiliano Carneiro

As doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo. No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, cerca de 820 pessoas morrem por dia devido à pressão alta ou complicações que ela pode causar, ou seja, 1 morte a cada 2 minutos. Para conscientizar a população para a gravidade da pressão alta, foi criado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, comemorado amanhã, 26 de abril.

O Ministério da Saúde estima de no país há aproximadamente 30 milhões de hipertensos, mas apenas 10% fazem o controle adequado da doença. “As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento. A pressão alta não tem cura e os pacientes devem seguir o tratamento acompanhado do seu médico”, destacou o cardiologista da Unicor Macaé, Matheus Sigiliano Carneiro.

O médico destacou que a pressão alta é grave e pode ser uma “inimiga silenciosa”, já que muitas vezes o paciente não sente nada. “Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, cansaço, tonturas e sangramento pelo nariz. É importante destacar que crianças e adolescentes também podem ter pressão alta e os hábitos familiares influenciam muito no desenvolvimento da doença”, reforçou dr. Matheus.

A alimentação saudável, prática regular de exercícios e controle do peso são fundamentais para controlar a pressão arterial. “A orientação para a prevenção é ter uma vida saudável: evitar sal, temperos prontos, alimentos gordurosos, frituras, embutidos, não fumar, evitar o stress, controlar o colesterol e o diabetes. A prática de exercícios físicos, pelo menos 30 minutos por dia, também é fundamental para a prevenção da doença”, concluiu.   

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Coletivo GRIOT promove cortejo de bloco afro no Canto do Forte, em Cabo Frio neste domingo (26)

Wine in Búzios 2024 anuncia programação do festival

Palestra em Búzios sobre paisagismo urbano e diversidade vegetal da Região dos Lagos  

Megaoperação policial desmantela império do tráfico do Comando Vermelho em Búzios e outras cidades do país