Pular para o conteúdo
Search

Matéria Especial: 26 de abril: um dia para pensar na sua pressão arterial

Por Tathiana Campolina

pressao-2
cardiologista da Unicor Macaé, Matheus Sigiliano Carneiro

As doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo. No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, cerca de 820 pessoas morrem por dia devido à pressão alta ou complicações que ela pode causar, ou seja, 1 morte a cada 2 minutos. Para conscientizar a população para a gravidade da pressão alta, foi criado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, comemorado amanhã, 26 de abril.

O Ministério da Saúde estima de no país há aproximadamente 30 milhões de hipertensos, mas apenas 10% fazem o controle adequado da doença. “As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento. A pressão alta não tem cura e os pacientes devem seguir o tratamento acompanhado do seu médico”, destacou o cardiologista da Unicor Macaé, Matheus Sigiliano Carneiro.

O médico destacou que a pressão alta é grave e pode ser uma “inimiga silenciosa”, já que muitas vezes o paciente não sente nada. “Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, cansaço, tonturas e sangramento pelo nariz. É importante destacar que crianças e adolescentes também podem ter pressão alta e os hábitos familiares influenciam muito no desenvolvimento da doença”, reforçou dr. Matheus.

A alimentação saudável, prática regular de exercícios e controle do peso são fundamentais para controlar a pressão arterial. “A orientação para a prevenção é ter uma vida saudável: evitar sal, temperos prontos, alimentos gordurosos, frituras, embutidos, não fumar, evitar o stress, controlar o colesterol e o diabetes. A prática de exercícios físicos, pelo menos 30 minutos por dia, também é fundamental para a prevenção da doença”, concluiu.   

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.