No último sábado (2), a Justiça Eleitoral indeferiu o registro de Marquinho Mendes e Rute Schuindt à candidatura nas eleições suplementares, no próximo dia 24 de junho. A decisão saiu no sistema de atualização de informações processuais do TRE, o PUSH, por volta das 19h, causando verdadeiro alvoroço na cidade Até o momento, o ex-prefeito não pode concorrer na eleição suplementar do dia 24 de junho.
A decisão é de primeira instância, cabendo recurso no Tribunal Regional Eleitoral no Rio. Os advogados do ex-prefeito apresentarão o recurso em 48h no máximo. Seu advogado, Carlos Magno, protocolou recurso no TRE-RJ, e em breve sairá a decisão em segunda instância para registro da candidatura.
Ainda na noite de sábado (2), Marquinho Mendes publicou vídeo nas redes sociais, afirmando que vai recorrer e dizendo que os adversários dele não o vencerão no tapetão. “Toda eleição tentam nos ganhar no tapetão. Mas a gente sabe que na democracia o que prevalece é a vontade do povo. A Justiça está ao nosso favor, a nossa candidatura vai ser deferida e o seu voto é que vai decidir a eleição”, postou Marquinho. Confira o vídeo:
Entenda
No mês de abril, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral decidiram, por 7×0, que o atual prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, estava inelegível na última eleição municipal, ocorrida em 2016, quando venceu com mais de 44 mil votos.