Presidente foi reeleito com 108 votos. O novo mandato começa no dia primeiro de janeiro e terá a duração de três anos
Nesta terça-feira (8), Mário Rodrigues de Souza foi reeleito, com 108 votos, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SJPERJ). O novo mandato do presidente reeleito tem a duração de três anos. Ele concorreu com chapa única. O SJPERJ é o principal órgão de defesa dos profissionais da categoria, com área de atuação em 91 municípios fluminenses, menos na capital. Continentino Porto será o representante do sindicato junto a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).
Uma das metas de Mário Souza para o próximo mandato, que começa no dia primeiro de janeiro, é criação de delegacias regionais na Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Baixada Litorânea (Região dos Lagos) e Norte Fluminense. Mário é também assessor de imprensa da Companhia de Turismo de Niterói (Neltur).
O presidente reeleito disse que vai continuar a luta por melhores salários e mais empregos para os jornalistas do interior fluminense, e que também vai trabalhar contra a desqualificação da categoria. “Os novos prefeitos precisam ser alertados para convocar profissionais do jornalismo, e não aventureiros, para as áreas de comunicação social das prefeituras, além das câmaras municipais”, afirmou Mário Souza.
Um dos planos para o novo mandato é pedir aos vereadores do interior que votem em projetos a respeito da publicidade oficial das prefeituras. Ele defende que elas só devem ser liberadas para meios de comunicação oficiais, registrados em cartório e que tenham periodicidade e um jornalista profissional como editor responsável.
“É uma medida necessária para evitar as fakes news (notícias falsas), resguardar o gestor público e a sociedade. Um órgão de comunicação precisa ter, obrigatoriamente, um diretor responsável, endereço, CNPJ e um jornalista como editor”, explicou o presidente.