Atividades foram paralisadas devido à pandemia do coronavírus
O projeto “Circuito Ecológico Caminhos de Maricá”, promovido pela Secretaria de Cidade Sustentável, retornou as atividades neste sábado (19), após serem interrompidas pela pandemia do novo coronavírus. O retorno dos trabalhos foi com o percurso entre o Espraiado, em Maricá, e a região do Tomascar, localizado em Tanguá. Este percurso é um dos que mais exigem dos trilheiros e com a duração de aproximadamente seis horas, com ida e volta.
O retorno das atividades foi com público reduzido, com apenas 10 participantes, para que fosse mantido o distanciamento de 1,5 entre os caminhantes. Além disso, foi preciso respeitar os protocolos sanitários de combate à Covid-19, como a exigência do uso de máscara.
Mesmo com as restrições não houve desanimo dos participantes. A bióloga e professora, Raquel Muniz, participou pela primeira vez da trilha e resumiu o percurso como cuidadoso e organizado. “Achei a caminhada muito cuidadosa e organizada, com os guias sempre nos chamando a atenção para o caminho correto e também quanto aos cuidados com a covid. Me pareceu um turismo de responsabilidade”, explica ela.
De acordo com a coordenadora, Márcia Freitas, o local e data do próximo circuito ainda serão definidos. Por estar muito tempo fora de operação é preciso estudar as trilhas e visualizar como estão para então definir as próximas datas. As informações serão anunciadas na semana do evento.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.