Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Maricá terá caminhadas para simbolizar o Outubro Rosa na cidade

Primeiro evento acontece no próximo sábado (21), no Centro. Inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (16/10)
Foto - Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá vai realizar duas caminhadas para marcar e incentivar a mobilização pelo Outubro Rosa, abordando o cuidado integral com a saúde da mulher, incluindo a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A primeira será no sábado, dia 21/10, com concentração às 8h na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, e seguindo até a Praça Tiradentes, em Araçatiba. As inscrições já estão abertas pelo link: https://forms.gle/ZkPSDXPJ3mGUQYMK6, com 750 vagas disponíveis.

Já no domingo, dia 29/10, a caminhada será na Praia de Itaipuaçu, a partir das 8h, saindo da Rua Rio de Janeiro, que fica próximo à orla da Avenida Zumbi dos Palmares, com encerramento na Lona Cultural de Itaipuaçu.

As inscrições para a atividade em Itaipuaçu serão iniciadas na próxima semana, sendo disponibilizadas 380 vagas. Lembrando que a retirada das camisas será realizada no dia de cada evento, das 8h às 09h30, sendo obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto ou o comprovante de inscrição (e-mail de confirmação ou captura de tela do formulário preenchido).

Ações pela saúde da mulher na Atenção Primária

Na cidade, a porta de entrada para atendimentos, tratamentos e exames em toda a rede de saúde é a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, ou seja, a mais próxima do endereço de residência, onde também há ações focadas na Saúde da Mulher. Há 26 USF distribuídas pelos quatro distritos da cidade e cada uma é responsável por prestar assistência em saúde para a população cadastrada, com atividades de prevenção, diagnóstico, tratamento e manutenção do bem-estar. Para ter acesso aos serviços, a pessoa deve procurar a sua USF de referência.

Em outra frente, as USF dos quatro distritos da cidade irão realizar ações descentralizadas para marcar o Outubro Rosa, incluindo rodas de conversa sobre saúde da mulher, coleta de exame citopatológico, Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS), além de outras atividades de conscientização e bem-estar. A programação é direcionada às pessoas cadastradas em cada uma.

Na terça-feira (17), as dinâmicas acontecem na USF Jardim Atlântico, seguindo na USF Ponta Grossa (20) e, no sábado (21), nas USF Elenir Umbelino de Mello, Chácara de Inoã, Santa Rita e Inoã 1. Na USF Central, haverá uma semana dedicada ao Outubro Rosa, entre os dias 21 e 27. As ações continuam na USF Espraiado (25), Carlos Alberto Soares de Freitas (26) e, no dia 28, acontecerão nas USF Ponta Negra, Guaratiba e Marinelândia. A USF Bairro da Amizade fará atividades nos dias 24, 25, 27 e 31.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

No Tawa Beach, outubro é mês de dobradinha boa: caipis em dobro e petiscos por R$ 38

Polícia Civil faz maior apreensão de drogas da história da Região dos Lagos em Rio das Ostras

Câmara de Búzios analisa criação de Taxa de Turismo Sustentável com cobrança sazonal

Aos 91 anos, Brigitte Bardot é internada em estado grave na França

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]