Menu

Cidades

  • Home
  • Destaque 2
  • Maricá tem o terceiro melhor índice de geração de empregos do país entre cidades de mais de 150 mil habitantes

Maricá tem o terceiro melhor índice de geração de empregos do país entre cidades de mais de 150 mil habitantes

De janeiro a maio deste ano foram gerados 5.917 novos postos de trabalho no município
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Os 5.917 novos empregos formais gerados de janeiro a maio dão a Maricá o terceiro melhor índice de abertura de postos de trabalho no país, entre os municípios com mais de 150 mil habitantes. É o que mostram os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, que apontam variação positiva de 8,29%: no mesmo período, foram registrados 4.233 desligamentos, com saldo de 1.684 empregos.

No período correspondente aos últimos 12 meses (maio/21 a maio/22), foram abertas 12.840 novas vagas formais em Maricá. Somente em maio deste ano houve 1.247 novas contratações, das quais 807 para homens e 440 para mulheres. O setor de serviços foi o que mais empregou, com 587 empregos, seguido pelo comércio, com 348 postos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha, o resultado comprova o acerto das políticas públicas adotadas na cidade, que já rendiam números positivos no estoque de empregos mesmo no período mais agudo da pandemia, quando a tendência nacional foi de alta do desemprego.

“Esse bom resultado é fruto de políticas públicas como o programa Renda Básica de Cidadania, com a nossa moeda Mumbuca, os programas de Apoio ao Trabalhador (PAT) e de Amparo ao Emprego (PAE) e o Fomenta Maricá, que conseguiu em um prazo curtíssimo injetar mais de R$ 17 milhões em microcrédito para os pequenos empresários da cidade”, explicou.

Geração de empregos em Macaé

O saldo de empregos criados por Macaé nos primeiros cinco meses deste ano saltou para 3,2 mil, de acordo com a nova atualização Caged. Em números absolutos, Macaé segue como a cidade que mais gera postos trabalho em todo o Estado, um desempenho positivo mantido desde o ano passado, período em que o município criou mais de 12 mil empregos, segundo o Caged.

As novas dinâmicas do mercado offshore, através do desenvolvimento de projetos de produção de novos poços, além da estratégia de revitalização de campos já em atividade, garantem ao município um novo fôlego econômico, o que influencia de forma direta em segmentos como o setor de serviços, a indústria, construção civil e o comércio, principais geradores de postos de trabalho na cidade.

“Mantemos o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a desburocratizar processos que respeitam a legalidade e a sustentabilidade. Com isso, estabelecemos na cidade um novo ambiente de negócios, favorável e competitivo, o que assegura investimentos no segmento offshore e outras áreas que impulsionam a geração de empregos”, analisa o prefeito Welberth Rezende.

De janeiro a maio deste ano, 1,2 mil empregos foram gerados em Macaé pela indústria, 1,1 mil novos postos foram abertos pelo setor de serviços, 423 vagas criadas pela construção civil, 386 no comércio e 13 no segmento da agropecuária.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos