Search
Degradê com CSS

Maricá sela parceria para estudos sobre dessalinização da água do mar e geração de energia limpa

Cooperação técnica com a Cagece permitirá troca de experiências para produção de água potável como forma de garantir a oferta e distribuição no município
maricá dessanilização

A Prefeitura de Maricá selou uma parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para a assinatura de um acordo de cooperação técnica para troca de experiências e estudos referentes à dessalinização de água do mar, além da possibilidade da geração de energia por meio do biogás e do hidrogênio verde.

O acordo surgiu a partir da visita feita em março deste ano pela comitiva da Prefeitura de Maricá ao estado do Ceará para uma imersão sobre o tema da dessalinização da água do mar e do fornecimento da água dessalinizada para a população de Fortaleza. Em retribuição e aprofundamento do diálogo entre os entes, a Cagece encaminhou uma comitiva para participar do 3º Congresso Brasileiro de Hidrogênio, realizado entre 29 e 31 de maio, em Maricá.

Após a visita em março, a cidade vem construindo com a companhia cearense um acordo onde sejam disponibilizados os estudos referentes à produção de água potável a partir da dessalinização da água do mar como forma de garantir a oferta de água para distribuição em todo o município. Sob responsabilidade do governo estadual, a oferta e distribuição de água é um dos maiores desafios para a cidade. Durante entrega da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água de Ponta Negra, a Águas do Rio e a Prefeitura de Maricá assinaram um protocolo de intenções para dessalinização. A assinatura do termo junto à Cagece permitirá fazer uma análise comparativa das metodologias e estudos apresentados para que a planta seja implementada da melhor forma possível.

“Um dos maiores desafios para o desenvolvimento industrial local é a oferta de água. Maricá teve a oportunidade de conhecer o projeto de construção da planta de dessalinização de água do mar do Ceará, que já se configura como referência nacional. A Cagece contextualizou as fases preparatórias da planta, as tendências tecnológicas aplicadas, os custos operacionais e as técnicas de tratamento de água. Além disso, foi apresentado o local onde a planta será instalada, a estação de pré-condicionamento de esgoto da Cagece. Isso será de grande importância para que os órgãos municipais possam ter os principais elementos na tomada de decisão sobre o tema”, disse Igor Sardinha, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Maricá.

A Cagece se interessou na troca das experiências envolvendo o tema do hidrogênio e pode conhecer o projeto de desenvolvimento do ônibus híbrido elétrico-hidrogênio, com o seu potencial de geração de uso do hidrogênio produzido no Ceará, também apresentado ao governador cearense Elmano Freitas no 3º Congresso Latino-Americano para o Hidrogênio realizado no Rio de Janeiro.

“Nossa participação no congresso de Maricá foi muito importante para os nossos trabalhos. O Ceará já possui Hub (tecnologia baseada na geração de hidrogênio) de Hidrogênio Verde, e visa ser grande fornecedor do recurso. A Cagece, ao lado da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Utilitas Pecém, já possibilita a produção de água de reuso, para que seja viabilizada a produção de hidrogênio verde via eletrólise. Portanto, para nossa equipe é fundamental um momento assim, que nos permite saber mais sobre as atualizações dos cenários brasileiro e mundial, em termos de novas tecnologias, linhas de recursos e parceiros para pesquisa e inovação”, explica a gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cagece, Cailiny Medeiros.

Além das abordagens sobre o hidrogênio, a Cagece também explanou com parceiros sobre seu projeto da Usina-Modelo de Valorização do Biogás, que pretende gerar energia elétrica a partir  do tratamento de esgoto, outro comprometimento socioambiental.

Além da gerente da Cagece, Cailiny Medeiros, e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha, integraram a mesa de debate o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda; o subsecretário de Indústria, Petróleo e Portos de Maricá, Magnun Amado; o diretor de Indústria e Energia da Codemar, Pedro Mota Di Fillipo; o superintende da Codemar, Rafael de Pinho; o líder de Projeto em Energias Renováveis da Cagece, Thiago Dantas;  e o professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará, William Barcellos.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!