Pular para o conteúdo
Search

Maricá sedia seminário sobre Democracia e Direitos Humanos

Ação marca o início do Programa Marielle Franco, desenvolvido pelo Instituto Joaquín Herrera Flores, que busca capacitar agentes comunitários e funcionários públicos na promoção dos direitos humanos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, em parceria com o Instituto Joaquín Herrera Flores – América Latina (IJHF-AL), realizou o seminário “Sem DIREITOS não há DEMOCRACIA. Sem DEMOCRACIA não há DIREITOS”, nesta terça-feira (22/08), no Cine Henfil.

O objetivo da ação é iniciar os trabalhos do Programa Marielle Franco, que tem como propósito discutir uma pergunta fundamental para o debate sobre direitos humanos: quais lições devemos aprender do fatídico dia 8 de janeiro, quando a democracia brasileira foi ameaçada por eventos e circunstâncias que se acumularam ao longo do processo eleitoral e anos de negacionismo político?

O Projeto Marielle Franco, desenvolvido pelo Instituto Joaquín Herrera Flores, é uma iniciativa sem fins lucrativos que busca capacitar agentes comunitários, funcionários públicos e a sociedade em geral para a promoção e garantia dos direitos humanos.

O secretário de Direitos Humanos, João Carlos Birigu, ressaltou a importância de fortalecer cada vez mais os direitos humanos no município e instigou a reflexão sobre o compromisso com a democracia e a garantia de direitos.

“É necessário que as pessoas reflitam sobre o papel de Maricá na luta pela democracia. Qual é o comprometimento, o compromisso que nós temos com os valores democráticos? Esse atentado que aconteceu no 8 de janeiro, mexe com tudo, com todos os direitos e é responsabilidade de cada um de nós. É responsabilidade de cada pessoa, para a garantia de direitos”, avaliou.

O seminário, segundo os gestores da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, é apenas o começo de uma série de atividades programadas para setembro, com foco no direito ao pensamento crítico. O secretário de Governo, João Maurício Freitas, destacou a importância de lutar pelos direitos sociais e a necessidade de analisar criticamente o momento atual.

“O dia 8 de janeiro foi marcado como um grande atentado à democracia, e nós podemos pegar nos últimos quatro anos uma série de fatos que foram atentados a direitos, a direitos dos trabalhadores, a direitos das mulheres, direitos civis, pois a gente veio perdendo, principalmente nos últimos quatro anos do Brasil, foram os direitos” analisou João.

O evento contou com a participação de conferencistas renomados, como Carol Proner, Charlotth Back, Martha Skinner, Diestéfano Sant’Anna, Manuel Gándara, Maria Elena Rodríguez, Rosângela Cavallazzi e Mauro Osorio.

A coordenadora geral do Instituto Herrera Flores e pesquisadora do projeto Marielle Franco, Carol Proner, enfatizou o compromisso com a democracia e os direitos humanos.

“A partir de agora nós vamos desenvolver uma série de atividades aqui, com cursos e seminários. A cada seminário a gente pretende provocar uma reflexão lastreada por uma mesma pergunta”, contou.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.