Maricá recebe primeira ambulância exclusiva para atendimento domiciliar no Estado do Rio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Entrega do veículo ocorreu no pátio do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, que comemora 85 anos esta semana

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu nesta quarta-feira (8) uma ambulância para atendimentos do Serviço de Atenção Domiciliar do programa Melhor em Casa, além de sete concentradores de oxigênio portáteis. A unidade móvel é a primeira do Estado do Rio de Janeiro exclusiva para o serviço. As entregas ocorreram no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, que celebra 85 anos nesta semana.

O Melhor em Casa faz o acompanhamento domiciliar dos pacientes que já não necessitam do hospital para o tratamento, mas ainda exigem cuidados especiais. Composto por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e dentistas, o programa realizou 4.968 visitas domiciliares e 129 desospitalizações de dezembro de 2020 a novembro deste ano.

Publicidade

O coordenador do serviço em Maricá, Anderson Rodrigues, afirmou que o veículo vai proporcionar um transporte mais adequado aos pacientes e propiciar mais qualidade ao trabalho já desempenhado pelas equipes.

“Nossos pacientes são de média e alta complexidade e necessitam de suporte e agilidade para consultas com especialistas e exames para diagnóstico, que irão proporcionar um tratamento mais eficiente das suas doenças. Por isso, a ambulância vem para somar e aprimorar ainda mais o nosso serviço”, destacou.

Também foram entregues sete novos concentradores de oxigênio que vão equipar o serviço. Os aparelhos armazenam o ar do ambiente, filtram e enviam ao paciente oxigênio puro e são usados de acordo com indicação médica.

Durante a cerimônia, que contou com a participação da secretária de Saúde, Solange Oliveira, e da primeira-dama Rosana Horta, foi comemorado o aniversário do Hospital Conde Modesto Leal.

“O presente é para o Melhor em Casa, mas também para o hospital. Ao mesmo tempo em que o programa é fundamental para um atendimento mais humanizado dos usuários que retornam ao ambiente familiar – e consequentemente tem uma melhor recuperação -, ele reduz também o tempo de permanência no hospital, permitindo que os leitos sejam usados por outras pessoas que precisem”, explicou a secretária.

Conde Modesto Leal comemora 85 anos

Aos 85 anos, completados na última segunda-feira (06), o Hospital é a principal porta de entrada de urgência e emergência do município prestando apoio à saúde das regiões Leste Fluminense e Costa do Sol. No período de dezembro de 2020 a outubro de 2021, durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19, foram realizados 89.504 atendimentos, com o apoio da equipe composta de 1.500 funcionários.

A unidade conta com 90 leitos e serviços 24 horas em emergência, trauma, pediatria e maternidade. Em um ano, foram realizados 1.539 procedimentos de urgência e emergência entre cirurgias ginecológicas, cesárea, vascular, ortopédica, geral, bucomaxilo, entre outras. Já os procedimentos eletivos, como cirurgias geral, dermatológica, torácica, plástica, cabeça e pescoço, urologia e ginecologia, foram 1.035 no total. Neste mesmo período, 1.181 exames de endoscopia e de colonoscopia foram realizados, além de 1.183 partos.

A diretora de enfermagem Marcelle Resende falou sobre as conquistas do hospital ao longo dos anos.

“Alguns profissionais estão na unidade há anos, assim como eu, e entendem o que significa cada conquista. Hoje contamos com instalações que proporcionam dignidade ao paciente e também à equipe”, disse.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o hospital está instalado no edifício onde era a casa do Conde João Leopoldo Modesto Leal, que foi um banqueiro, comerciante, empresário e senador da República. O hospital recebeu seu nome anos depois da inauguração.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimas Notícias

Ex-bbb, Juliette Freire, a nova Nazaré Tedesco

Sextou com uma notícia maravilhosa para o bolso dos cidadãos do estado do Rio de Janeiro

Cinco atrizes com histórias em Búzios

Shopping Park Lagos, em Cabo Frio, promove Festival de Tênis de Mesa neste fim de semana

MPRJ e Polícia Civil realizam operação contra organização criminosa de compra e venda de combustíveis através de empresa fantasma

Lucy Alves é a grande atração do Arraiá de Maricá neste fim de semana