Para reduzir a disseminação da COVID-19, o prefeito decidiu estender o prazo das medidas
Na última sexta-feira (16), a cidade de Maricá prorrogou a data das restrições de atividades até o próximo domingo (25). A medida foi publicada pelo Boletim Oficial do município (JOM), n° 1154. O prefeito Fabiano Horta optou por continuar com as contenções, previstas para encerrar nesta segunda-feira (19), que visam a redução da contaminação da COVID-19 no estado do Rio de Janeiro.
O decreto se mantém por mais uma semana e determina que a população somente poderá circular pelas ruas da cidade até as 23h ou após às 5h, e que as reuniões sociais devem ter no máximo 20 pessoas.
As aulas da rede pública e serviços públicos também continuam suspensos. O funcionamento do comércio geral, ambulantes e camelôs, deverão ser entre 9h e 17h, com a distância de 1,5m entre cada cliente. Ainda fica proibido o uso de provadores de roupas, calçados e acessórios.
Os salões de beleza podem funcionar entre 10h até as 19h. As clínicas e consultórios médicos funcionam no horário comercial, com agendamento e sem sala de espera.
O estacionamento da orla está liberado apenas para as atividades físicas individuais. Já a praia está proibida para banhos de mar ou lazer.
Templos religiosos são permitidos entre o horário das 7h até as 22h, com capacidade reduzida de 50%, sem presença de pessoas do grupo de riso e é obrigatório o uso de máscara. A distância entre as pessoas deverá ser de 1,5m e deverá respeitar um intervalo mínimo de 2h para cada celebração, com turnos específicos para higienização do local.
As academias tem horário dividido entre 6h às 11h e das 16h às 22h, é necessário um horário especial para idosos, é obrigatório o uso de máscara e distanciamento de 1,5m entre as pessoas e sem compartilhamento de equipamentos e materiais. O acesso ao local do treino só deve ser permitido após aferição de temperatura e a higienização de mãos e sapatos com álcool em gel e tapete higiênico. Deve ser disponibilizado toalhas de papel e álcool em gel para todos.
As informações completas estão disponíveis no site da Prefeitura.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin.