Search
Degradê com CSS

Maricá promove Semana do Orgulho LGBTQIA+

Eventos começam na segunda-feira (26/06) e vão até sexta-feira (30), com realização de sessão solene e debates

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ é comemorado anualmente em 28 de junho e, para marcar a data, a Prefeitura de Maricá lança a campanha “Respeite o meu orgulho”, com o objetivo de afirmar as diferenças e uma convivência social respeitosa. A Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, em parceria com a Coordenadoria Municipal LGBTI, preparou uma programação especial com debates, homenagens e apresentações artísticas.

As ações são direcionadas a pessoas lésbicas, bissexuais, transgênero, queer, intersexo, assexuais e todos os membros da comunidade. Na segunda-feira (26/06), às 14h, será realizado um debate sobre Educação pelos Direitos Humanos celebrando o Orgulho LGBTQIA+ no Instituto Federal Fluminense (IFF), em Ubatiba. Na terça-feira (27/06), às 10h, acontece a posse da Comissão de Direitos Humanos e Educação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- Maricá) e palestra do advogado Nélio Georgini, na sede da OAB- Maricá, em Araçatiba.  

Já no dia 28, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, acontece às 10h o hasteamento da bandeira Arco Íris do Orgulho LGBTQIAPN+ na Casa de Cultura. Na parte da tarde, a partir das 14h, o Conselho Municipal LGBT de Maricá se reúne na Câmara Municipal de Maricá para homenagear militantes pelo Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, com entrega de moções.  As comemorações acontecem no dia 30 de junho, às 10h, com o debate “Saúde É Orgulho”, com profissionais de saúde do 4º distrito, na Lona Cultural Beth Carvalho, em Itaipuaçu. A partir das 14h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, está programado o ato político cultural “Respeite nosso orgulho”, com realização de ações sociais, shows e apresentações artísticas.

Origem da data

O Dia do Orgulho LGBT foi criado em homenagem a um episódio da luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.

Diante do acontecimento, foram feitos diversos protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas. A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!