Pular para o conteúdo
Search

Maricá promove projeto Cine Escola no Henfil

Secretarias de Cultura e Educação exibem quatro sessões de cinema com temáticas direcionadas à crianças e adolescentes

A Prefeitura de Maricá, promove a partir desta terça (4) até quinta-feira (6) o projeto Cine Escola. A iniciativa inclui exibições no Cine Henfil, no Centro, para estudantes da rede municipal de ensino, onde serão apresentados dois filmes com temáticas relevantes para o universo das crianças e que se relacionam com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As sessões acontecem de 09h às 11h e das 14h às 16h.

Na estreia do projeto, serão exibidos para 180 alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental, com faixa etária de 6 a 10 anos, os curtas “Cinco Fitas”, de Heraldo de Deus e Vilma Martins; “Batchan”, de Ester Harumi Kawai; “Sonhos”, de Haroldo Borges e “Meu melhor amigo”, de Laly Cataguases.

O secretário de Cultura, Leandro daSilva, falou sobre a parceria da Secretaria de Cultura, Educação e Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), que está no gerenciamento do Cine Henfil.

“Nossos alunos da rede pública municipal só têm a ganhar com este projeto porque vai permitir que o educador desperte em seus discípulos o senso crítico e analítico. E por meio desse senso crítico, é possível chamar a atenção para diversas questões e realidades, além de possibilitar a transmissão de valores em suas vidas”, afirmou daSilva.

O secretário de Educação, Márcio Jardim, comentou sobre a expectativa em torno do início do novo projeto. “Tenho certeza que, ao assistirem os filmes, as crianças e os adolescentes vão sair daqui com outra mentalidade. Esse é o nosso papel enquanto gestores públicos. É incentivá-los a se tornarem pessoas com perspectivas, olhares diversos”, disse.

Projeto Cine Escola

Em parceria com a Secretaria de Educação, o Cine Henfil iniciou em junho oficinas do projeto Cine Escola para os professores do Ensino Fundamental I da rede municipal. Sob a orientação do Cinema e Educação (Cineduc), entidade sem fins lucrativos considerada referência latino-americana em educação cinematográfica, os encontros tiveram o objetivo de propiciar aos professores uma reflexão sobre o papel da imagem na sociedade atual.

Por meio de trechos de filmes, textos e desenhos, estas oficinas propuseram de forma lúdica, introduzir a linguagem audiovisual e sugeriram formas divertidas de aplicá-las em sala de aula. Os professores participaram de uma formação de 12 horas, realizada em quatro encontros no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.