Pular para o conteúdo
Search

Maricá pretende comprar 400 mil doses da vacina Sputnik V

Maricá - Rio de Janeiro Imagem: Fernando Novaes.

Prefeito Fabiano Horta publica nota em que afirma que “determinou” providências para a compra de doses da vacina Sputnik V

Com a corrida pela imunização da população contra a Covid-19, municípios de todo o país tem buscado estratégias para acelerar o processo de vacinação. Nesta quinta-feira (11), o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, anunciou que “determinou” que os órgãos municipais tomem providências para a compra imediata de 400 mil doses da vacina Sputnik V, da Rússia.

De acordo com o prefeito, a decisão se deu após a sanção do Projeto de Lei Federal (PL 534/2021), assinado nesta quarta-feira (10) pelo presidente Jair Bolsonaro, que autoriza estados, municípios e o setor privado a comprarem vacinas contra a Covid-19 com registro ou autorização temporária de uso no Brasil.

Imagem: Redes Sociais | Fabiano Horta

A Prensa questionou a Prefeitura de Maricá sobre quais serão as primeiras medidas a serem aplicadas e aguarda respostas.

Sputnik V

Vacina russa Sputnik V será produzido no Brasil pelo laboratório União Química. Imagem: Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo

Nesta terça-feira (9), a Câmara de Comércio Itália-Rússia anunciou que a Sputnik V será produzida na Itália a partir de julho. Apesar de já ter sido aprovada em 46 países, o uso do imunizante ainda não foi autorizado na União Europeia.

A EMA (Agência Europeia de Medicamentos) confirmou que já iniciou os exames da vacina para seu processo de homologação.

De acordo com dados do periódico científico The Lancet, a vacina atingiu 91,6% de eficácia contra a Covid-19, após a análise preliminar de testes com 19.866 voluntários.

A Sputnik V utiliza a técnica do adenovírus recombinante (rAd). A publicação do periódico no dia 2 de fevereiro deste ano explicou que a vacina foi bem tolerado no grupo de voluntários.

“A Gam-COVID-Vac (Sputnik V), mostrou um bom perfil de segurança e induziu fortes respostas imunes e celulares em participantes nos ensaios clínicos de fase 1/2. Aqui, relatamos resultados preliminares sobre a eficácia e segurança da análise provisória deste estudo de fase 3”, ressalta o The Lancet. A publicação completa pode ser acessada por meio do link.

O nome da vacina russa faz referência ao programa desenvolvido pelos soviéticos durante a corrida espacial da Guerra Fria, que foi responsável por enviar o primeiro satélite artificial para orbitar a Terra, o Sputnik I.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.