A Prefeitura de Maricá, por meio da secretaria de Economia Solidária, participou da 28° Feira Internacional de Cooperativismo e da Economia Solidária, nos dias 15 e 17 de julho, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. No evento aconteceu debates voltados a economia solidária com representantes do município e reuniu expositores artesanais e hortifrutigranjeiros. O município teve uma mesa de debates “Maricá, a cidade solidária onde uma nova economia acontece”.
Entre os convidados da mesa estava o vice-prefeito, Diego Zeidan; o secretário de Economia Solidária, Adalton Mendonça; a presidente do Banco Comunitário Mumbuca, Manuela Mello; o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto; a representante da incubadora Sementes de Negócio Solidário, Rosemary Gomes; e a coordenadora-geral do Pré-Encceja Paula Freire, Carol Souza.
Para o vice-presidente a feira foi uma oportunidade para realizar as trocas de experiências, “Maricá e todas as suas políticas públicas em andamento acabam se tornando um exemplo nessas feiras para outros representantes que participam do evento. É um espaço para trocarmos experiências, informações, fazer alguns contatos na rede de economia solidária, expor Maricá e trazer novos projetos para cá”, afirma ele.
Recentemente, Maricá também foi destaque no seminário transmitido pelo jornal O Globo. O município se tornou exemplo econômico para outros municípios fluminenses e de outros estados, ancorado em políticas públicas com foco no valor, mas também na justiça social.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.