Pular para o conteúdo
Search

Maricá inclui alimentos sem glúten na merenda escolar e no Restaurante Municipal Mauro Alemão

Projeto incentiva agricultura familiar e inclui alimentos sem glúten em escolas e no Restaurante Mauro Alemão; farinha funcional de aipim é destaque
SEM GLUTEN MARICÁ

Um projeto inovador em Maricá tem transformado a merenda escolar e as refeições do Restaurante Municipal Mauro Alemão, em Inoã, com a inclusão de alimentos sem glúten produzidos pela agricultura familiar. A iniciativa é parte do Programa Bem-Viver Alimentar e envolve o Empório I Piatti, que utiliza farinha de aipim fornecida pela associação de agricultores do Caju.

A cidade de Maricá está à frente em iniciativas que unem alimentação saudável e incentivo à agricultura familiar. A inclusão de alimentos sem glúten na merenda escolar e no Restaurante Municipal Mauro Alemão, localizado em Inoã, reflete o compromisso com a saúde e a sustentabilidade. O aipim, produzido pela associação de agricultores do Caju, é transformado em farinha no Empório I Piatti, em Ubatiba, e utilizado na confecção de massas com alto teor proteico.

Essa ação integra o Programa Bem-Viver Alimentar, coordenado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), em parceria com as secretarias de Educação, Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e Desenvolvimento Econômico. Antes da implantação nas escolas, panquecas feitas com farinha de aipim e taioba foram testadas em 18 escolas municipais, recebendo aprovação dos alunos.

Saúde e Sustentabilidade na Mesa Escolar
“Os alunos aprovaram as panquecas, que são feitas sem aditivos químicos e com produtos da agricultura familiar. Temos a expectativa de produzir até três toneladas de farinha funcional de aipim, além de massas de alto teor proteico”, destacou Suzi Clementino, proprietária do Empório I Piatti. Ela também revelou que o restaurante municipal recebe, mensalmente, nhoques de aipim, com a próxima entrega programada para quinta-feira (29/11).

Além disso, alunos das escolas municipais Brasilina Coutinho, Benvindo Taques Horta e Romilda dos Santos participaram de oficinas de biscoitos sem glúten, ampliando a conexão entre alimentação saudável e aprendizado.

Impacto na Agricultura Familiar e Certificação de Qualidade
Cláudio Gimenez, presidente do ICTIM, destacou o impacto positivo da iniciativa para os agricultores familiares. “A produção de massas e farinhas sem glúten, combinada com eventos nas escolas, promove uma alimentação mais saudável e garante a continuidade das vendas dos agricultores locais”, afirmou.

Em 2023, o Empório I Piatti recebeu o Selo de Inspeção Municipal (SIM) para 18 produtos, incluindo nhoques de taioba e feijão guandu, talharins, espaguetes, farinhas funcionais e biscoitos sem glúten, reafirmando a qualidade dos alimentos fornecidos.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Torneio de Golfe do Clube Aretê destaca talento e espírito esportivo

Amanrasa lança cartilha para orientar moradores a registrar reclamações sobre falta de energia elétrica em Búzios

Região dos Lagos celebra Bandeira Azul em seis praias para a temporada 2024/2025

São Pedro da Aldeia ilumina espaços públicos com decoração natalina

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!