Um projeto inovador em Maricá tem transformado a merenda escolar e as refeições do Restaurante Municipal Mauro Alemão, em Inoã, com a inclusão de alimentos sem glúten produzidos pela agricultura familiar. A iniciativa é parte do Programa Bem-Viver Alimentar e envolve o Empório I Piatti, que utiliza farinha de aipim fornecida pela associação de agricultores do Caju.
A cidade de Maricá está à frente em iniciativas que unem alimentação saudável e incentivo à agricultura familiar. A inclusão de alimentos sem glúten na merenda escolar e no Restaurante Municipal Mauro Alemão, localizado em Inoã, reflete o compromisso com a saúde e a sustentabilidade. O aipim, produzido pela associação de agricultores do Caju, é transformado em farinha no Empório I Piatti, em Ubatiba, e utilizado na confecção de massas com alto teor proteico.
Essa ação integra o Programa Bem-Viver Alimentar, coordenado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), em parceria com as secretarias de Educação, Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e Desenvolvimento Econômico. Antes da implantação nas escolas, panquecas feitas com farinha de aipim e taioba foram testadas em 18 escolas municipais, recebendo aprovação dos alunos.
Saúde e Sustentabilidade na Mesa Escolar
“Os alunos aprovaram as panquecas, que são feitas sem aditivos químicos e com produtos da agricultura familiar. Temos a expectativa de produzir até três toneladas de farinha funcional de aipim, além de massas de alto teor proteico”, destacou Suzi Clementino, proprietária do Empório I Piatti. Ela também revelou que o restaurante municipal recebe, mensalmente, nhoques de aipim, com a próxima entrega programada para quinta-feira (29/11).
Além disso, alunos das escolas municipais Brasilina Coutinho, Benvindo Taques Horta e Romilda dos Santos participaram de oficinas de biscoitos sem glúten, ampliando a conexão entre alimentação saudável e aprendizado.
Impacto na Agricultura Familiar e Certificação de Qualidade
Cláudio Gimenez, presidente do ICTIM, destacou o impacto positivo da iniciativa para os agricultores familiares. “A produção de massas e farinhas sem glúten, combinada com eventos nas escolas, promove uma alimentação mais saudável e garante a continuidade das vendas dos agricultores locais”, afirmou.
Em 2023, o Empório I Piatti recebeu o Selo de Inspeção Municipal (SIM) para 18 produtos, incluindo nhoques de taioba e feijão guandu, talharins, espaguetes, farinhas funcionais e biscoitos sem glúten, reafirmando a qualidade dos alimentos fornecidos.