A cidade de Maricá entrou para a história ao inaugurar na última sexta-feira (16) a Universidade Livre do Carnaval (UniCarnaval) — a primeira instituição de ensino do mundo totalmente dedicada à formação profissional na cadeia produtiva do Carnaval.
A solenidade aconteceu às margens da RJ-106, próximo à escola de samba União de Maricá, e contou com a presença de autoridades municipais, personalidades do samba e representantes da cultura popular brasileira.
O renomado carnavalesco Milton Cunha assumiu oficialmente a reitoria da universidade, que contará com mais de 60 cursos livres, técnicos e, futuramente, de nível superior nas áreas de cenografia, produção cultural, aderecismo, música e outras profissões ligadas à economia criativa do Carnaval.
Junto a ele, também fazem parte da reitoria o fundador do bloco afro Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos (Vovô do Ilê), e a rainha de bateria da Mangueira e diretora cultural da Liesa, Evelyn Bastos.
“A Universidade Livre tem os saberes da cultura afro e dos batuques, do povo, de quem faz o Carnaval. É uma rede que vai unir pesquisadores do Brasil e do mundo para valorizar a cultura popular”, declarou Milton Cunha.
A primeira-dama Gabriela Lopes classificou a universidade como um marco para Maricá: “O folião vê quatro dias de festa, mas o Carnaval movimenta uma cadeia produtiva o ano todo. É geração de renda e cultura, e agora também formação.”
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e das Utopias, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
Cursos começam em junho
A UniCarnaval inicia suas atividades no próximo mês com cursos de aderecismo e gestão de Carnaval, além de módulos voltados à formação de mestres-salas e porta-bandeiras, ritmistas infantojuvenis e oficinas sobre croquis, enredos e fantasias.
As aulas acontecerão na sede da universidade e em polos como a Casa Carnavalesca, em São José do Imbassaí, e nos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida em Inoã e Itaipuaçu.
“O aluno poderá começar com um curso de qualificação e seguir até a graduação na área do Carnaval”, explicou Cláudio Gimenez, presidente do ICTIM.
As inscrições e informações sobre a programação estão disponíveis no site oficial: www.unicarnavalmarica.org.br.
Maricá será tema no Ilê Aiyê em 2026
Durante a inauguração, o Vovô do Ilê anunciou que Maricá será o enredo do Ilê Aiyê no Carnaval de Salvador em 2026. Ele ressaltou o compromisso da UniCarnaval com a formação de profissionais que atuam nos bastidores, como costureiras, escultores e ritmistas.
Já Evelyn Bastos emocionou o público ao lembrar de sua infância no Morro da Mangueira:
“Vi o samba alimentar famílias e salvar vidas. A UniCarnaval é um sonho coletivo que começa em Maricá e tem potencial para transformar o mundo.”
O evento foi encerrado com a apresentação da bateria da União de Maricá, celebrando o início de uma nova era para o Carnaval brasileiro — agora também reconhecido como campo de estudo, formação e valorização profissional.