Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Maricá: Governo apresenta aos moradores projeto de regularização fundiária no Beco do Relógio

maricá regularização

A iniciativa, que visa a entrega dos títulos de propriedade aos moradores da localidade, é uma parceria entre a Prefeitura de Maricá e a Universidade Federal Fluminense (UFF)

O projeto de Regularização Fundiária Urbana da comunidade Beco do Relógio, em Inoã, foi apresentado pela Prefeitura de Maricá aos moradores da localidade, na segunda-feira (01). A iniciativa, que visa a entrega dos títulos de propriedade aos moradores da localidade, é uma parceria entre a Prefeitura de Maricá e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

O encontro, que contou com a participação de moradores da localidade, aconteceu no Colégio Estadual Caio Figueiredo, em Inoã. Além dos benefícios individuais, será elaborado um projeto urbanístico para resolver questões como fornecimento de energia elétrica e de água, construção de rede de coleta de esgoto e outras necessidades dos moradores. Cerca de 400 famílias deverão ser beneficiadas pelo projeto.

“Acredito que estamos dando um passo fundamental na nossa missão de garantir o direito social à moradia, ao mesmo tempo em que alcançamos o desenvolvimento pleno das funções sociais das propriedades urbanas. As intervenções jurídicas, urbanísticas e sociais dessas áreas passíveis de regularização fundiária são um modo de proporcionar o bem-estar da população, especialmente daqueles socialmente vulneráveis”, disse Victor Maia, secretário de Habitação e Assentamentos Humanos.

“É muito importante a parceria da Prefeitura com as universidades. O convênio com a UFF iniciou no final de 2020, contudo, hoje firmamos junto à população do Beco do Relógio que eles serão os principais atores no processo de regularização e urbanização da área”, frisou Fernanda Spitz, subsecretária de Habitação.

De acordo com Claudio Crispim, coordenador da equipe de projetos urbanísticos e ações de regularização fundiária da UFF, o principal objetivo do encontro foi apresentar aos moradores os três passos para a obtenção do título de propriedade.

“Faremos o cadastro destas famílias, em seguida montamos o projeto urbanístico e, por último, o morador será orientado a se dirigir ao cartório para comprovar todos os dados que foram apresentados na realização do cadastro”, explicou Cláudio.

O coordenador afirmou ainda que o cadastramento dos moradores começará a ser feito nesta quarta-feira (03/02) e, a partir das informações coletadas, será elaborada a Certidão de Regularização Fundiária, a ser registrada pela Prefeitura no cartório de imóveis.

“Os moradores podem nos aguardar que bateremos de porta em porta para realizar o cadastro. Os moradores que não estiverem em casa durante a semana poderão agendar um sábado para receber a nossa visita”, garantiu ele.

Moradora do Beco do Relógio há 10 anos, a dona de casa, Silvana Carvalho, de 33 anos, ficou animada com a apresentação. “Gosto muito de Maricá, gosto de morar aqui, mas sofremos muito com a falta de luz, esgoto a céu aberto e os alagamentos quando chove. Realmente espero que depois da regularização fundiária todas essas melhorias sejam feitas”, observou ela.

Os moradores que não participaram deste primeiro encontro podem se informar sobre o projeto e tirar dúvidas pelo WhatsApp (21) 99333-1209, pelo e-mail: [email protected] ou pela página no Facebook: facebook.com/regulfundiariarj.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Quebra-molas instalado pelo DER-RJ sem aviso causa caos no trânsito em Búzios; Prefeitura esclarece

Haber Produções abre inscrições para evento online de criptoarte em Macaé

Novos cursos gratuitos do SENAC em Búzios têm foco na capacitação de mulheres

Espetáculo “Corpos em Canção” celebra o feminino com músicas de Chico Buarque em São Pedro da Aldeia

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]