A Prefeitura de Maricá, inaugurou neste sábado (6) a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Ponta Negra, localizada na Rua Alcebíades Teodoro Pereira, próximo ao centro comercial do bairro. O espaço é fundamental para atender com agilidade aos chamados de urgência do segundo distrito da cidade, com duas ambulâncias à disposição, sendo uma de suporte básico e outra intermediária. As equipes que atuam nos veículos incluem enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores, totalizando 35 profissionais.
A base está situada no antigo endereço da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro, que teve a sua estrutura adequada para receber o serviço. No local, há sala administrativa, farmácia, almoxarifado, copa, dormitórios, estacionamento para duas ambulâncias, depósito de equipamentos, área temporária para resíduos e banheiros. O SAMU deve ser acionado por ligações à central no número 192.
Assistência de urgência nos quatro distritos
No município, outros espaços do SAMU possibilitam atender os chamados de urgência com mais agilidade em diversos bairros. No Centro, a base do SAMU funciona na Rua Domício da Gama, 433, em área anexa ao Hospital Conde Modesto Leal, e foi totalmente reestruturada em julho de 2021. Em Itaipuaçu, uma base descentralizada foi implantada em agosto de 2020 na Avenida Carlos Marighella, ao lado do Destacamento de Polícia Ostensiva (DPO) do Barroco.
Além disso, as unidades de Urgência e Emergência da cidade estão de prontidão 24 horas, acolhendo as demandas de saúde da população. No Centro, é possível procurar o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, situado na Rua Domício da Gama, 333. Em Inoã, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona na Rua Euclides Paulo da Silva, s/n, Inoã. Já em Itaipuaçu, há a Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM) Santa Rita, localizada na Rua Antônio Marques Mathias (antiga 36), quadra 433, esquina com a Rua Douglas Marques Rienti (antiga 83), no Jardim Atlântico.