Search
Degradê com CSS
Publicidade

Maricá estuda modelo para intercâmbio de biotecnologias com Cuba

Parceria da Prefeitura com a BioCubaFarma prevê inovação no tratamento de diversas doenças
biotecnologia cuba
Publicidade

A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM),  prossegue com as tratativas de uma parceria com a BioCubaFarma para o intercâmbio em biotecnologias na área de saúde. Neste sábado (1), a autarquia se reuniu com representantes cubanos, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A reunião de hoje teve o objetivo de elaborar uma agenda que permita a interação entre os entes.  O modelo de parceria está sendo estudado após assinatura de memorando de intenções, em junho de 2022.

“O nosso objetivo é trazer para Maricá o conhecimento cubano na indústria farmacêutica. No ano passado, em missão oficial, conhecemos as linhas de pesquisa, medicamentos e vacinas. Há um vasto campo de possibilidades que pode alavancar diversos tratamentos de forma inovadora”, explicou o presidente do ICTIM, Carlos Senna.

Na reunião, que ocorreu no Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier), o presidente da BioCubaFarma ressaltou que a parceria visa a instalação de um centro de investigação em Maricá.

“Hoje tivemos uma importante reunião com representantes de Maricá, na qual iniciamos um processo de aproximação no projeto de colaboração científica destinado sobretudo à saúde humana, em caso de vacinas terapêuticas contra o câncer e vacinas preventivas de diferentes enfermidades infecciosas. A ideia é criar um centro de investigação conjunto entre a cidade de Maricá e o setor biofarmacêutico cubano, dando início à parceria desse projeto de grande importância para a saúde tanto do povo brasileiro quanto cubano”, ressaltou o presidente do grupo BioCubaFarma, Eduardo Martínez Díaz.

Presente à reunião, o ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação e atual presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, comentou sobre a produção de fármacos no Brasil.

“Nosso encontro com a delegação da BioCubaFarma é o prosseguimento das tratativas iniciadas com nossa ida à Cuba em 2022, com o objetivo de produzir no Brasil fármacos cubanos eficientes e de baixo custo”, disse.

Anfitrião da reunião, o chefe do Laboratório de Biologia Molecular da UFRJ, Amílcar Tanuri, destacou o resultado do encontro: “foi muito proveitoso, onde vários aspectos práticos da interação entre Cuba e Maricá foram discutidos”.

Também estiveram presentes no encontro a diretora-geral do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), Marta Ayala Ávila, o líder de projetos do CIGB, Jorge Berlanga Acosta, o pesquisador Ivo Bucaresky; e o coordenador da Brigada do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em Maricá, Jean Carlo.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Deputado Yuri Moura anuncia na Alerj criação de grupo para revisar contratos da Prolagos; concessionária se pronuncia

Giro Cultural agita Macaé com programação de arte, literatura, música e cinema

Buchecha comanda show na inauguração de cinema em São Pedro

Filhas de Glória Maria se despedem da mãe ao lançar cinzas no mar de Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade