Esta é a única unidade do ramo funcionando no estado do Rio de Janeiro. Espaço é destinado para auxiliar egressos do sistema prisional
O município de Maricá retornou com as atividades de um importante órgão, o Escritório Social, serviço municipal que dá suporte à pessoas egressas do sistema prisional e a seus familiares.
Este é o único órgão do gênero em funcionamento no estado do Rio de Janeiro, que auxilia no encaminhando destas pessoas para atendimento pelas políticas públicas do município. A medida é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sendo administrado pela Prefeitura.
Segundo dados do Governo Municipal, atualmente, 57 moradores são atendidos no local. A Secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto, destaca que toda questão social, como o apoio a egressos do sistema prisional, é uma prioridade da administração municipal. Segundo ela, até o momento o Escritório Social já inseriu 19 pessoas no mercado de trabalho.
“A maioria chega aqui espontaneamente, e a Defensoria Pública tem sido uma grande parceira, encaminhando as demandas para nós. Além de contribuir para a inserção dessas pessoas na sociedade, realizamos oficinas psicossociais, acompanhamento psicológico, ajudamos na obtenção de documentação, entre outros serviços”, explicou Sheila.
Desde a implementação do projeto, em novembro de 2020, a unidade já auxiliou 76 egressos do sistema penitenciário a receberam acompanhamento. Destes participantes, 19 permanecem empregados em áreas como construção civil e comércio.
O espaço retomou as atividades presenciais na última semana, após uma redução forçada pela pandemia de Covid-19.
Para a assistência, o egresso precisa ser morador de Maricá. O espaço fica localizado na Rua Antônio Vieira Sobrinho, 333, Parque Eldorado.
Interessados em saber mais informações podem entrar em contato por meio o telefone (21) 96736-8781.