Search
Degradê com CSS

Maricá entra na lista dos 25 municípios do país com maior participação no PIB brasileiro

Cidade foi a que mais ganhou participação no ranking, com alta de 0,47% em 2020 para 0,95% em 2021
Cidade de Maricá

Foto: Divulgação
Cidade de Maricá Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (15) uma relação das cidades que tiveram maior participação no Produto Interno Bruto (PIB), um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de quantificar a atividade econômica de uma região, tendo como base a soma dos bens e serviços produzidos no país. Dados da pesquisa, que tem informações coletadas entre 2020 e 2021, apontam Maricá como a cidade que mais ganhou participação no PIB, com alta de 0,47% em 2020 para 0,95% em 2021. Um crescimento de 0,5 ponto percentual, responsável por fazer com que a cidade seja inserida na lista dos 25 municípios com maior participação no PIB.

A ascensão de Maricá, assim como a de outras cidades que não são capitais, comprovam que os grandes centros têm perdido participação no PIB nacional ao longo dos anos. Dessa forma, o país tem passado por uma desconcentração econômica. Em 2002, as capitais representavam 36% e em 2020, 29,07%.

O Prefeito de Maricá, Fabiano Horta, destacou a assertividade das decisões administrativas nos últimos anos:

“Essa conquista está diretamente ligada à decisão da administração municipal de criar a moeda social Mumbuca, que proporciona renda básica aos cidadãos necessitados, gerando benefícios para a comunidade e para os cofres públicos. Queremos garantir a segurança alimentar, fortalecer microempresários e formalizar empreendimentos, enquanto estimulamos a agricultura local. Essas medidas fortalecem a base social e econômica de Maricá, mesmo antes das receitas de royalties do petróleo”, analisou Horta.

A seguir no ranking estão Niterói (RJ), com alta de 0,54% para 0,74%, São Sebastião (SP), de 0,04% para 0,18%; e Campos dos Goytacazes (RJ), de 0,31% para 0,41%. Os municípios de Itajaí (SC), Canaã dos Carajás (PA), Serra (ES), Itabira (MG) e Nova Lima (MG) completam a lista das dez cidades que ampliaram seus pesos no PIB nacional.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Excursão leva leitores de Cabo Frio para a Bienal do Livro Rio no dia 14 de junho

Beneficiários do Bolsa Família em Búzios têm até 30 de junho para realizar pesagem obrigatória

Ondas perfeitas todos os dias em Búzios

Búzios abre temporada de avistamento de baleias-jubarte com capacitação prática em alto-mar

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!