Search
Degradê com CSS

Maricá é finalista no prêmio de mobilidade sustentável, segura e inclusiva

A premiação acontece nesta sexta-feira (23), durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, no Pavilhão Pacaembu, em São Paulo.

Maricá é finalista do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana (PMU) projeto de bicicletas adaptadas compartilhadas gratuitas, que será implementado na cidade em 2024 para incentivar o uso a pessoas com deficiência. A premiação selecionou os 30 melhores projetos públicos e privados do Brasil, que promovem mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva. O prêmio é promovido pela Plataforma Connected Smart Cities, que se dispõe a acelerar o processo de desenvolvimento das cidades inteligentes, em parceria com a Mobilidade Estadão, do jornal O Estado de São Paulo.

Ao todo, foram 227 inscrições com iniciativas em favor da mobilidade sustentável (categoria pública e privada), ideias que inovam e transformam (categoria pública e privada), em favor da segurança viária e em prol da mobilidade ativa. Dessas, 30 foram selecionadas para a disputa final. Entre elas, Maricá, que se destacou com o projeto das bicicletas adaptadas compartilhadas gratuitas da Empresa Pública de Transportes (EPT), as vermelhinhas inclusivas, na categoria “Iniciativas públicas em favor da mobilidade sustentável”.

Além do reconhecimento pela ousadia, inovação e capacidade de liderar e implementar, o prêmio proporciona visibilidade e a possibilidade de escalabilidade (capacidade que uma empresa tem de sustentar ou de melhorar seu desempenho) dos projetos e iniciativas, assim como inspira potenciais líderes a se espelharem em carreiras inspiradoras.

A premiação acontece no dia 23 de junho, durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, no Pavilhão Pacaembu, em São Paulo.

“Na última edição do evento Parque da Mobilidade Urbana, a EPT foi vencedora da menção honrosa na categoria “Ação educativa e de sensibilização”. Receber essa indicação na edição seguinte mostra que estamos no caminho certo para promover uma mobilidade urbana cada vez mais inclusiva e sustentável em nossa cidade”, declara o presidente da EPT, Celso Haddad.

Consulta Pública
Para definir quais seriam os tipos de bicicletas adaptadas, a autarquia realizou uma consulta pública, disponibilizando quatro opções de modelo: hand bike infantil, hand bike, tandem e triciclo para toda a família. Ao todo, 441 pessoas participaram da pesquisa. Dessas, 44,15% do público alvo utilizaria o modelo triciclo para família; 28,90% utilizaria o modelo hand bike; 14,62% o modelo tandem e 12,33% o modelo hand bike infantil.

O modelo the duet, de bicicleta adaptada, obteve uma boa aceitação na consulta pública realizada pela EPT. No entanto, de acordo com a EPT, se trata de um modelo que ainda não está consolidado no mercado, tendo muitos protótipos em desenvolvimento. Além disso, o material utilizado em sua produção é, em grande parte, importado, o que aumenta consideravelmente o seu preço final. Dessa forma, segundo o órgão público, não se considerou a utilização do modelo para este projeto.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!