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Maricá é finalista no prêmio de mobilidade sustentável, segura e inclusiva

A premiação acontece nesta sexta-feira (23), durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, no Pavilhão Pacaembu, em São Paulo.
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Maricá é finalista do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana (PMU) projeto de bicicletas adaptadas compartilhadas gratuitas, que será implementado na cidade em 2024 para incentivar o uso a pessoas com deficiência. A premiação selecionou os 30 melhores projetos públicos e privados do Brasil, que promovem mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva. O prêmio é promovido pela Plataforma Connected Smart Cities, que se dispõe a acelerar o processo de desenvolvimento das cidades inteligentes, em parceria com a Mobilidade Estadão, do jornal O Estado de São Paulo.

Ao todo, foram 227 inscrições com iniciativas em favor da mobilidade sustentável (categoria pública e privada), ideias que inovam e transformam (categoria pública e privada), em favor da segurança viária e em prol da mobilidade ativa. Dessas, 30 foram selecionadas para a disputa final. Entre elas, Maricá, que se destacou com o projeto das bicicletas adaptadas compartilhadas gratuitas da Empresa Pública de Transportes (EPT), as vermelhinhas inclusivas, na categoria “Iniciativas públicas em favor da mobilidade sustentável”.

Além do reconhecimento pela ousadia, inovação e capacidade de liderar e implementar, o prêmio proporciona visibilidade e a possibilidade de escalabilidade (capacidade que uma empresa tem de sustentar ou de melhorar seu desempenho) dos projetos e iniciativas, assim como inspira potenciais líderes a se espelharem em carreiras inspiradoras.

A premiação acontece no dia 23 de junho, durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, no Pavilhão Pacaembu, em São Paulo.

“Na última edição do evento Parque da Mobilidade Urbana, a EPT foi vencedora da menção honrosa na categoria “Ação educativa e de sensibilização”. Receber essa indicação na edição seguinte mostra que estamos no caminho certo para promover uma mobilidade urbana cada vez mais inclusiva e sustentável em nossa cidade”, declara o presidente da EPT, Celso Haddad.

Consulta Pública
Para definir quais seriam os tipos de bicicletas adaptadas, a autarquia realizou uma consulta pública, disponibilizando quatro opções de modelo: hand bike infantil, hand bike, tandem e triciclo para toda a família. Ao todo, 441 pessoas participaram da pesquisa. Dessas, 44,15% do público alvo utilizaria o modelo triciclo para família; 28,90% utilizaria o modelo hand bike; 14,62% o modelo tandem e 12,33% o modelo hand bike infantil.

O modelo the duet, de bicicleta adaptada, obteve uma boa aceitação na consulta pública realizada pela EPT. No entanto, de acordo com a EPT, se trata de um modelo que ainda não está consolidado no mercado, tendo muitos protótipos em desenvolvimento. Além disso, o material utilizado em sua produção é, em grande parte, importado, o que aumenta consideravelmente o seu preço final. Dessa forma, segundo o órgão público, não se considerou a utilização do modelo para este projeto.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

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