Maricá divulgou a programação do Maricarnaval 2023, que neste ano terá o total de 78 blocos credenciados pela Secretaria de Turismo, e que desfilam pelas ruas dos quatro distritos da cidade, entre os dias 11 e 20 de fevereiro, levando muita folia e animação para moradores, visitantes e turistas.
“Após dois anos de pandemia, o carnaval está de volta em Maricá! Este ano, teremos circuitos onde serão concentrados alguns blocos de forma estratégica. Estamos preparando uma festa linda, com mais segurança e organização para proporcionar a moradores e turistas uma experiência maravilhosa chamada Maricarnaval 2023”, disse o secretário de Turismo, Robson Dutra.
PROGRAMAÇÃO PRÉ-CARNAVAL
A folia pré-carnavalesca começa no sábado (11) com o bloco “Joga a Mumbuca para o Alto”, do Banco Mumbuca, que fica concentrado das 15h às 20h na Rua Pereira Neves, no Centro. No domingo (12) o bloco “Bom D+” vai movimentar Itaipuaçu das 16h às 18h. A concentração acontece na Rua Antônio Marques Mathias, sentido Recanto. De lá, o grupo segue em direção à Rua 21, passa pela Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34), Av. Zumbi dos Palmares e segue até a Praça dos Gaviões.
Na quarta-feira (15), o bloco “Sou, mas quem não é?” desfila das 16h às 20h pelas ruas do Centro. A concentração acontece no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que fica na Rua Clímaco Pereira. O percurso inclui a Rua Domício da Gama e a Praça Orlando de Barros Pimentel. Na quinta-feira (16) o bloco “João Bezerra” inicia sua caminhada na Rua Noêmia Bezerra às 10h, e percorre o entorno da Praça Ana Ferreira, dispersando às 12h na E.M. Vereador João da Silva Bezerra, em Barra de Maricá.
Na sexta-feira (17) e no sábado (18), os blocos carnavalescos tradicionais acontecem em Inoã, Barra de Maricá, Araçatiba, Itaipuaçu, São José do Imbassaí e no Centro da cidade das 10h à meia-noite. Na programação, estão “Quem ama chupa”, “Bloco da Terceira Idade”, “Bloco dos Trabalhadores”, “Louca Paixão”, “Garça da Manhã”, “Ilariê”, “Gaviões de Itaipuaçu” e “Bloco do Barril”.
PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL
Sábado (18) – O bloco “Garça da Manhã” reúne os foliões das 8h às 11h na Praça Tiradentes, em Araçatiba. O grupo segue em direção à Praça Agroecológica Emilton Santos. Em Itaipuaçu, das 13h às 16h, o bloco “Gaviões de Itaipuaçu” percorre o Circuito Claudinho Guimarães. A concentração acontece na Av. Benvindo Taques Horta, esquina com Av. Zumbi dos Palmares (antiga Av. 1). A festa fica completa com os blocos “Ilariê”, “Boa do Elefantinho”, “É pequeno, mas é gostoso” e “Os Navegantes”, em Itaipuaçu; “Arco Íris da Diversidade”, “Amigos dos Cornos de Maricá”; “Bloco 6/5”, “Identidade Preta”, “Bloco do King” e “Bloco dos Universitários” (Centro); “Cacique de Itapeba” (Itapeba); “Guerreiros da Amizade” (Bairro Amizade); “Diz que me ama” (Santa Paula); Barril (São José do Imbassaí); Bloco da Amendoeira e Achei Cultura na Barra; Alegria de Ponta Grossa (Ponta Grossa).
Domingo (19) – O desfila o bloco “Sustenta Aí invade a Praça Tiradentes” (Araçatiba), das 8h às 13h30. O bloco “Se não aguenta porque veio” sai das 10h às 18h, em Ubatiba. No Centro, o Bloco do Beijo sai das 15h às 20h; e o Bloco da 90 faz a festa tem das 16h às 20h, em Cordeirinho. Em Bambuí, o Bloco do Limão reúne moradores e visitantes das 13h às 16h. União de Itapeba e Gambá Careca se apresentam em Itapeba. “Explode Jaconé” (Jaconé); “Amigos de Jacaroá” (Jacaroá); “Cavalo Doido” (Guaratiba); “Amigos de Itaipuaçu”, “Bloco das Piranhas” e “Senta na 70”, em Itaipuaçu; “Unidos de Ponta Negra” (Ponta Negra); “Rola Cansada” (Santa Paula); “Não Empurra que é Pior” (Barra); “Bagre com Banana” e “Bloco do Boi” (São José do Imbassaí).
Segunda-feira (20) – O Circuito Claudinho Guimarães, em Itaipuaçu, recebe o “Bloco da Boa”, das 10h às 12h; “Lindas Desbocadas do Bar”, das 12h30 às 14h30; “Zona do Boivi”, das 14h30 às 16h; “Me pega no sinal”, das 16h às 18h; “Tardezinha da 37”, das 17h às 19h40. No mesmo bairro, no Circuito Pepe Manero, terá o bloco “Baiacu de Itaipuaçu”, das 14h às 17h, “Piranhas do Recanto”, das 15h às 16h; e “Bloco das Margaridas da 70”, das 16 às 20h. As ruas do Centro abrem passagem para o “Bloco Gabriela”, o mais antigo da cidade, das 15h às 18h, no Circuito Adélia Marins. Em outros bairros, a folia contará com os blocos “Galhudos” (Barra); “Bloco do Amor” (São José do Imbassaí); “Bloco do Boi” (Jardim Interlagos), “Bloco do Maracujá” (Santa Paula) e “Se não lembro não fiz”, no Circuito Manhoso (Ponta Negra).
Terça-feira (21) – O bloco “Vai, vomita e volta”, das 15h às 18h, no Circuito Adélia Marins (Centro); “Quem ama cuida”, “Flaskina”, “Ressaka’s”, “Bloco da Coruja” e “A Diva em Itaipuaçu”; “Chupa mas não baba” (Santa Paula); “É nesse que eu vou” (Bambuí); “Ratos de Praia” (Barra); “Bloco do Flamengo” (São José do Imbassaí); “Eu não me Khalo” (Centro) e “100% Piranha” (Ponta Negra).