Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Maricá cria programa de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica

Foto Reprodução I Agência Brasil
Foto Reprodução I Agência Brasil


Termo de cooperação entre órgãos municipais, que será regulamentado, prevê pagamento de aluguel social

A Prefeitura de Maricá publicou decreto nº 824 na segunda-feira (7) sobre a criação do programa Rede Mulher Maricá, com o objetivo de coordenar as ações de atendimento e a garantia de direitos às mulheres vítimas de violência física e psicológica no município. O destaque do programa, que está em processo de regulamentação, será a possibilidade de as vítimas de agressão receberem um aluguel social, nos casos em que haja urgência de deixar a residência que dividem com seus agressores.

Com a nova estrutura, as mulheres vítimas de violência doméstica terão prioridade também nos programas de inserção no mercado de trabalho, geração de renda, treinamento e capacitação profissional executados no município. A Rede Mulher também ficará responsável por unificar os registros de violência, visando a melhoria das políticas públicas de apoio às mulheres de Maricá. Inclusive, com a inauguração do novo espaço Casa da Mulher, para atendimento com suporte jurídico, psicológico e apoio também aos filhos da vítima.

As políticas para lidar com a vítima seguem as mesmas da Casa da Mulher, que mantém o anonimato e proteção da mulher agredida. O valor do aluguel social será flexível, pois depende do bairro onde a mulher for morar, uma vez que a mulher pode preferir ficar no mesmo bairro que já mora, justamente por conta da escola dos filhos e/ou do trabalho dela. A princípio, seis casas já estão previamente organizadas para esse fim, mas a mulher poderá receber o dinheiro e ela mesma ir em busca do imóvel.

Pelo decreto publicado pelo prefeito Fabiano Horta na segunda, integram a Rede Mulher Maricá representantes das secretarias de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher; Habitação e Assentamentos Humanos; e de Trabalho. O texto prevê, ainda, a participação de membros do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Rio de Janeiro registra quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol

Alerj aprova PEC que cria Fundo Estadual de Defesa Civil com recursos do pré-sal

Gran Cine Bardot divulga programação da semana em Búzios

Chez Michou traz personagens vivos de Divertidamente para comemorar o Dia das Crianças neste sábado (11)

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]