Pular para o conteúdo
Search

Maricá coleta mais de 600 kg de resíduos orgânicos com o projeto ‘Baldinho do Bem’

Iniciativa ambiental realizada em Araçatiba envolveu 161 voluntários, ofereceu oficina de reciclagem de óleo e distribuiu alimentos frescos e mudas nativas

Em ação realizada na Praça Agroecológica de Araçatiba, nesta sexta-feira (1°/11), Maricá arrecadou 628,87 kg de resíduos orgânicos com o projeto ‘Baldinho do Bem’. A atividade, que contou com a participação de 161 voluntários, também ofereceu uma oficina de reciclagem de óleo de cozinha e distribuiu mudas e alimentos frescos aos participantes.

Educação ambiental e incentivo à sustentabilidade

O projeto envolveu uma oficina de educação ambiental conduzida por José Domingos Matos, bioconstrutor do Instituto Jodoma, com foco na reciclagem de óleo de cozinha usado. A ação, realizada em parceria com o projeto Maricá+Verde da Secretaria de Cidade Sustentável, distribuiu mudas e sementes de árvores nativas, incentivando a conscientização sobre práticas sustentáveis.

Distribuição de alimentos orgânicos

Ao final da atividade, os voluntários receberam alimentos frescos, como alface crespa, batata-doce, berinjela e brócolis, colhidos nos jardins comestíveis e nas hortas comunitárias de Maricá, onde são produzidos alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos, disponíveis para coleta gratuita por moradores e turistas.

Sobre o projeto ‘Baldinho do Bem’

Lançado em 2023, o ‘Baldinho do Bem’ já produziu 17 toneladas de compostagem, transformando resíduos sólidos em adubo para hortas e jardins comunitários na cidade. Os resíduos recolhidos no projeto alimentam a produção de alimentos orgânicos nas praças de Araçatiba e Guaratiba, além de hortas em locais como Parque Nanci e a Fazenda Municipal Joaquin Piñero.

Os baldinhos para coleta de resíduos são cedidos em regime de comodato e devem ser devolvidos em caso de desistência. Interessados em participar podem se inscrever pelo formulário disponível no site da Prefeitura. Os voluntários são orientados a levar resíduos em embalagens reutilizáveis, como caixas de leite ou potes de sorvete limpos, para contribuírem com a produção de adubo que retorna à comunidade em forma de alimentos frescos e sustentáveis.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Prisão em Flagrante: Apenas no momento do crime ou logo em seguida também pode acontecer?

Búzios: 29 anos de emancipação, conquistas e desafios

Praias das Caravelas, Forno, Foca e Tucuns em Búzios mais perto da certificação da Bandeira Azul

Vilarejo Conceito inaugura loja de acabamentos de alto padrão em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!