Pular para o conteúdo
Search

Maricá celebra 10 anos do Prêmio Mulher Cidadã e destaca a luta feminina

Iniciativa já homenageou 170 mulheres e reforça o legado de Heloneida Studart em busca da igualdade de gênero
Premio Elpneida Studart Decima Edição 25-11-24 fotos Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá promoveu, nesta segunda-feira (25), a 10ª edição do Prêmio Mulher Cidadã Maricaense Heloneida Studart, no Museu Casa de Darcy Ribeiro, em Cordeirinho. O evento, organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, reconheceu 21 mulheres que se destacaram por suas contribuições à sociedade, incluindo a sambista Leci Brandão, militante dos Movimentos Negro e LGBTQIA+.

Ao longo de uma década, o prêmio já homenageou 170 mulheres, celebrando histórias de luta, resistência e representatividade. A secretária Luciana Piredda destacou a importância da iniciativa para inspirar e relembrar o legado de mulheres que abriram caminhos. “Este prêmio celebra a sororidade e a gratidão pelo que conquistamos com o apoio de nossas ancestrais”, afirmou.

Reconhecendo o protagonismo feminino em Maricá

Criado em homenagem à ativista Heloneida Studart, o prêmio valoriza mulheres que promovem melhorias em diversas áreas da cidade, sejam elas figuras públicas, anônimas ou vítimas de violência. Entre as homenageadas deste ano estão profissionais como Maria Regina da Silva (Xuxa), representante do setor de limpeza urbana, e a educadora Vanessa Andrade, que ressaltou a potência das mulheres maricaenses.

“Ao longo de uma década, vimos a força de mulheres que transformam suas comunidades e inspiram outras a fazerem o mesmo”, destacou Hildete Pereira de Melo, emocionada com a representatividade feminina no município.

Programação cultural e homenagens emocionantes

A cerimônia contou com a exibição de um curta-metragem sobre a história do prêmio, vídeos de mulheres envolvidas em movimentos sociais, além de apresentações musicais e um coquetel de encerramento com show de Jô Borges.

Entre as homenageadas, também figuraram Marta Magge, Gislaine Fainer, Jacineide Soares, Cristiane Pires e outras personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação. Uma homenagem póstuma foi feita a Hildézia Medeiros, reforçando o compromisso do prêmio em preservar histórias de luta e inspiração.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Edital vai premiar rodas de samba em todo estado do Rio

Homem mais velho do mundo brasileiro João Marinho é exemplo de longevidade

Estudante de Búzios lidera projeto premiado no Parlamento Juvenil da Alerj

Casa do mestre Janis Roze está disponível para locação na Praia das Caravelas

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!