O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, se reuniu nesta quinta-feira (21) com o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Celso Pansera, e o diretor de Relações Institucionais e Governamentais do Senai Cimatec, Walter Pinheiro, para discutir ações voltadas ao desenvolvimento do setor aeroespacial no município.
Durante o encontro, Quaquá destacou a prioridade em qualificar a mão de obra local para atuar no setor. “O povo de Maricá vai trabalhar com alta tecnologia e ajudar a trazer o programa aeroespacial brasileiro para a cidade. A qualificação da mão de obra local será uma das prioridades do governo municipal. Está tudo caminhando”, afirmou.
Enquanto a reunião acontecia, técnicos da Codemar visitavam o terreno destinado à construção da futura base de lançamentos espaciais, localizada nas Ilhas Maricás. O espaço deve abrigar uma estrutura voltada ao lançamento de pequenos satélites.
Segundo Pansera, Maricá tem vantagens estratégicas pela geolocalização. “Aqui, em Maricá, o ângulo e a visibilidade para lançar satélites são muito bons. Existe um mercado muito grande para satélites e o Brasil tem estrutura para desenvolver isso”, disse o presidente da Codemar.
O projeto integra um plano mais amplo que busca transformar Maricá em polo de inovação e pesquisa aeroespacial, com a instalação de um Complexo de Lançamento de Foguetes. Além de atrair empresas privadas do setor, a proposta prevê a criação de um centro de formação para capacitar profissionais.
O Brigadeiro José Vagner Vital, que liderou a visita técnica às Ilhas Maricás, reforçou que os estudos vêm confirmando a viabilidade da iniciativa. “Nossos estudos estão apresentando resultados promissores e a viabilidade está ficando cada vez mais forte”, afirmou.