Município prepara ações conjuntas com o Governo do Estado para consolidação no setor
Maricá está prestes a se tornar uma das principais potências industriais do Estado do Rio de Janeiro. Uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico do município e do Estado preparam uma série de ações em conjunto que visam consolidar o município como um grande polo de investimentos na área de petróleo e gás.
A reunião que tratou da parceria foi realizada na terça-feira (19) entre os secretários das pastas, Vinicius Farah e Igor Sardinha, na sede do governo do Estado, no Palácio da Guanabara. Na ocasião, Farah destacou o crescimento sólido e contínuo de Maricá nos últimos anos.
“Quando publicamos o Decreto criando o programa Industrializa RJ não foi por acaso a classificação de Maricá como um dos principais polos industriais e de desenvolvimento do estado. A ideia é somarmos forças para transformarmos potencial em ações reais no menor espaço de tempo possível”, disse Farah.
Um dos destaques da reunião foi o acordo de cooperação técnica e consolidação de um grande Hub do Gás a partir do Parque Industrial, que será construído pela prefeitura de Maricá em área próxima ao futuro Terminal Portuário de Ponta Negra.
Além disso, firmaram investimentos na rodovia RJ-114 que liga Maricá a Itaboraí, a construção do trevo da mesma rodovia com a BR-101, melhorias na RJ-118 e as articulações visando a retomada da estação Manoel Ribeiro em Maricá no projeto do governo federal sobre a Estrada Ferroviária 118 conhecida como a Ferrovia Rio-Vitória.
“Trata-se de mais um importante passo nesse processo que estamos construindo de fazer com que, principalmente a partir do gás natural, Maricá se consolide com um grande polo industrial gerador de empregos”, disse Igor Sardinha que informou ainda que a secretaria já foi procurada por uma empresa que deseja instalar uma usina termelétrica no futuro parque industrial.