Anúncio foi feito pelo prefeito Fabiano Horta em suas redes sociais. Imunizante ainda não tem aprovação de uso pela Anvisa.
A Prefeitura de Maricá assinou nesta sexta-feira (19) um contrato que garante a aquisição de 500 mil doses da vacina Sputnik V, de fabricação russa, contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo prefeito Fabiano Horta em suas redes sociais.
“Com imenso sentimento de esperança, anúncio que hoje (19) assinamos contrato com o Fundo Soberano Russo para aquisição de 500 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Foi mais um importante passo na luta para vencer a pandemia. Com fé, coragem e trabalho vamos ganhar essa batalha”, escreveu o prefeito.
Com o compromisso firmado nesta sexta entre a Prefeitura e o governo russo, o município afirma se tornar a primeira cidade do Brasil a comprar imunizantes contra o coronavírus por conta própria, após a sanção do projeto de lei 534/2021 pela Presidência da República.
Assinado no último dia 10 de março, o projeto 534 autoriza estados, municípios e entes privados a comprarem vacinas contra a Covid-19 que já possuam registro ou autorização temporária para utilização no Brasil.
Desenvolvida pelo laboratório Gamaleya, a vacina Sputnik V alcançou eficácia de 91,6%, segundo estudo publicado pela revista científica The Lancet.
A Prensa entrou em contato com a Prefeitura de Maricá para saber se já tem uma previsão de quando as doses serão enviadas para o município e como será a vacinação. De acordo com o município, previsão é que doses cheguem entre 15 a 20 dias após a confirmação do contrato. Serão 25 mil doses no primeiro lote.
Sem autorização pela Anvisa
Mesmo com o imunizante ainda não aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o governo brasileiro também já comprou 10 milhões de doses da Sputnik V. Além disso, o Consórcio de Governadores do Nordeste já adquiriu 37 milhões de doses da vacina, que serão integradas ao Plano Nacional de Imunização.