Serão entregues ao estado nordestino mais de quatro toneladas de materiais como alimento, roupas, itens de primeiros socorros, higiene pessoal, entre outros
A Prefeitura de Maricá lançou a campanha de solidariedade às vítimas das chuvas na Bahia. A mobilização resultou em mais de quatro toneladas de doações, o que permitiu preencher um caminhão que já está em destino ao estado. O veículo saiu do município na quarta-feira (29) e a previsão é chegue ao destino final em aproximadamente 20h. Os moradores colaboraram com as doações e contribuíram com alimentos não perecíveis, água, roupas, itens de primeiros socorros, remédios, material de higiene pessoal e de limpeza.
Foram diversos pontos de coleta espalhados pela cidade. Cerca de 41 pontos de coleta, sendo eles: 9 CRAS; CREAS; secretaria de Assistência Social; 4 Polos de Cultura de Direitos; secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher; SIM (Centro, Itapuaçu e Inoã); Prefeitura; secretaria de Economia Solidária; Praça Orlando de Barros Pimentel; 11 Polos Distritais de Vacinação; Praça Nossa Senhora das Graças (Ponta Negra); secretaria de Cultura; Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU); Centro de Cultura e Arte de Itaipuaçu; Aeroporto (Centro); Centro Educacional Joana Benedicta Rangel.
“Nós estamos fazendo o carregamento do primeiro caminhão que a cidade vai mandar para a Bahia em um ato objetivo de solidariedade ao povo baiano, que tem enfrentado muitos danos devido às enchentes. E vamos manter viva essa campanha de solidariedade, porque sabemos da nossa responsabilidade de ajudar o povo da Bahia”, afirma o Prefeito de Maricá, Fabiano Horta.
Chuva Bahia
O grande volume de chuva durante dias atingiu o estado da Bahia. Em dez dias choveu o triplo do que normalmente é em dezembro. Foram mais de 629 mil pessoas afetadas pelo temporal e 24 mortes. Os números de desabrigados já chegam a 37.324, e 53.934 de desalojados. Dos 141 municípios afetados pelas chuvas, 132 declararam situação de emergência.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.