Pular para o conteúdo
Search

Maricá apresenta moeda social Mumbuca no G-20 Social no Rio

Programa Renda Básica de Cidadania ganha destaque em painel internacional sobre economia solidária
MARICÁ G20

Representantes da cidade de Maricá participaram nesta sexta-feira (15) do G-20 Social, que acontece pela primeira vez no Rio de Janeiro. Durante o painel “Reconhecimento Internacional da Economia Social e Solidária: alavanca chave para a criação de trabalho digno baseado nas realidades e comunidades locais”, a cidade apresentou sua experiência com a moeda social Mumbuca. O encontro reuniu líderes e especialistas globais para debater temas como combate à fome, desigualdade e mudanças climáticas, além de políticas de sustentabilidade e governança.

Manuela Mello, presidente do Banco Mumbuca, e Matheus Gaúcho, representando o vice-prefeito Diego Zeidan, destacaram o papel do programa Renda Básica de Cidadania (RBC) na transformação social de Maricá. O RBC utiliza a moeda Mumbuca para garantir condições mínimas de sobrevivência aos moradores, promovendo inclusão financeira e combate à pobreza.

Modelo de inclusão social reconhecido globalmente

A Mumbuca foi destacada como uma das maiores iniciativas de transferência de renda no Brasil. Além de assegurar dignidade e qualidade de vida às famílias em situação de vulnerabilidade, a moeda fortalece a economia local ao circular exclusivamente no comércio do município. Durante o painel, a experiência de Maricá foi elogiada por figuras como Aude Saldana, presidente do Fórum Global de Economia Social e Solidária (GSEF), e Leandro Morais, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Manuela Mello ressaltou que o programa não só melhora a condição de vida dos beneficiários, mas também inspira outros municípios e países interessados em políticas de economia solidária. “A Mumbuca é um exemplo de como a economia local pode ser fortalecida enquanto promove dignidade e inclusão para as populações mais vulneráveis”, afirmou.

G-20 Social amplia vozes e debate políticas globais

O G-20 Social, realizado entre os dias 14 e 16 de novembro, promove a integração de atores não-governamentais nos processos decisórios do G-20. Com mais de 200 atividades autogestionadas, o evento inclui debates sobre economia solidária, governança global e transição energética justa. Os encontros acontecem em diversos espaços, como o Museu do Amanhã e os Armazéns 2, 3 e Utopia, no Rio de Janeiro.

Além das atividades conduzidas pelos 13 grupos de engajamento, o evento também integra pela primeira vez trilhas políticas e financeiras do G-20. Entre os grupos de destaque estão o U20 (cidades), W20 (mulheres) e Startup20 (startups), que buscam ampliar a representatividade e criar soluções inovadoras para os desafios globais.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Estudantes vencem etapa nacional do Projeto Pioneiros com ideia sustentável

Clube Aretê Búzios recebe Festival de Churrasco Princesa neste sábado

Debate sobre ampliação de voos no Santos Dumont gera preocupações e posicionamentos contrários

Magia e Tradição marcam a programação natalina na Região dos Lagos

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!