A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável, abriu inscrições para a trilha do Espraiado, que será realizada no dia 23 de julho, a partir das 9h. O evento faz parte da atividade “Um Dia no Parque em Maricá”, promovida pelo Refúgio de Vida Silvestre do Espraiado (Revis) com o apoio do Parque Estadual Serra da Tiririca (Peset).
A iniciativa marca as comemorações pelo aniversário da publicação da Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), criado pela Lei nº 9.985 de 18 julho de 2000. As inscrições para a trilha podem ser feitas clicando aqui.
Ao entrar no link, o interessado deve preencher um formulário informando o e-mail, nome completo, idade, gênero, número do telefone, cidade, estado, profissão, como ficou sabendo da atividade, se gostaria de participar de outras ações relacionadas ao Revis e se estuda ou trabalha, entre outras informações.
O ponto de encontro será em frente à sede das Unidades de Conservação de Maricá, localizada na Estrada do Espraiado, s/n, no Espraiado, em Maricá. As equipes do Revis do Espraiado e do Peset mediarão uma trilha interpretativa sobre o SNUC. Além dos pontos de parada pela trilha, será feita uma leitura dos elementos da paisagem, abordando as diferentes categorias de unidades de conservação. A trilha tem três a quatro horas de duração e é destinada ao público em geral, sem limite de idade.
Sobre o SNUC
O SNUC foi concebido de forma a potencializar o papel das Unidades de Conservação (UCs), de modo que sejam planejadas e administradas de maneira integrada, e que amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações de espécies, habitats e ecossistemas estejam adequadamente representadas no território nacional e nas águas jurisdicionais. Para isso, sua gestão é feita com a participação das três esferas do poder público (federal, estadual e municipal), por meio de diferentes órgãos.
Os usos permitidos para cada unidade variam conforme sua categoria. As diferentes classes de manejo reúnem inúmeras possibilidades de conservação e uso sustentável, contribuindo de maneira significativa com a oferta de serviços ecossistêmicos, como turismo, conservação do solo, uso racional dos recursos madeireiros e não madeireiros (sementes, frutos, resinas, entre outros), proteção de mananciais de abastecimento público, preservação de conhecimentos tradicionais, manutenção in loco do maior banco genético do mundo e conservação de locais de belezas cênicas singulares, entre outros.
A consolidação do SNUC é uma oportunidade de expansão e diversificação econômica, calçada na sustentabilidade e no respeito às diferenças e com espaços criados para a interação e integração dos cidadãos.