A Prefeitura de Rio das Ostras decretou luto oficial de três dias, por conta da morte da educadora Maria Lina Paixão Fontes Coutinho, a Dona Lina. Nesta segunda-feira (4), não houve aulas nas escolas da rede municipal de ensino, nem expediente na Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, onde Maria Lina ocupava a pasta pela segunda vez e exercia com maestria o cargo de secretária municipal.
Lina faleceu neste domingo (3), aos 87 anos, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. O velório dela foi realizado na quadra do Colégio Municipal Professora América Abdalla. O sepultamento ocorreu às 11h de hoje no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, no Âncora.
Maria Lina Paixão Coutinho é filha de um dos mais importantes políticos macabuenses, Rosendo Fontes Tavares, vereador, vice-prefeito e prefeito, com história em Conceição de Macabu (foi o primeiro prefeito) e em Macaé, onde foi vereador. Era filha de dona Zita, cujas benfeitorias em relação às populações menos favorecidas de Conceição de Macabu, ecoam até os dias de hoje.
Nesses municípios, atuou como educadora, e exerceu em pelo menos cinco mandados, as funções de secretária de Promoção Social e secretária de Educação.
Nas redes sociais, diversas personalidades e políticos da região, inclusive o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, fizeram postagem lamentando a sua morte.