Search
Degradê com CSS

Marcelo Morel é promovido a diretor de todos os Parques Ambientais do Rio

Marcelo Morel Presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Reprodução)
Marcelo Morel Presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Reprodução)

O servidor público, Marcelo Morel, que exercia desde janeiro deste ano a chefia do Parque Estadual da Costa do Sol, foi promovido pelo Governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, a diretor da Dibape ( Diretoria de Biodiversidade de Áreas Protegidas e Ecossistemas) do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), no lugar de Diego Irenaldo Alves.

A nomeação já foi publicada no Diário Oficial do Rio de Janeiro

A nomeação saiu no Diário Oficial do Estado com data a valer desde a última terça-feira (26), mas o anúncio oficial será feito apenas na próxima semana. Na prática, entre outras funções, Morel passa a coordenar todos os parques do Estado.

O novo diretor da Dibape é conhecido por ser um ambientalista linha dura, implacável contra os crimes ambientais.

Resumo de sua carreira: Em sua carreira, Morel foi secretário executivo da 1ª Conferência Nacional de Meio Ambiente e eleito conselheiro do Fundo Estadual de Meio Ambiente em 2004. Em Búzios, foi aprovado em primeiro lugar no concurso para a Guarda Marítima Ambiental. Serviu como guarda vidas em 2014. Participou da prisão de um conhecido desmatador e incendiário da Região dos Lagos em 2015, e de um incendiário de Búzios em 2016. Trabalhou em investigações de incêndios promovidos por grileiros, e assim foi nomeado em janeiro de 2019 para chefiar o Parque Estadual da Costa do Sol, onde se destacou com missões ousadas como as de Monte Alto, em Arraial do Cabo, em que combateu a milícia das dunas. Demolindo mais de 497 construções irregulares nas áreas de proteção permanente.

Sobre a Dibape: é a responsável pela chamada agenda verde. Tem a competência de empreender ações para a conservação da biodiversidade fluminense, administrar as unidades de conservação (UCs) estaduais e promover e fomentar a restauração da Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro.

Atua mais especificamente no planejamento, criação, implantação, fiscalização e gestão das UCs visando à preservação dos ecossistemas nativos e das paisagens naturais notáveis.

Atua, ainda, na proteção da flora e da fauna nativas, na criação de reservas particulares do patrimônio natural (RPPN), na produção de mudas de espécies arbóreas nativas nos hortos estaduais e executando projetos de reflorestamento em áreas degradadas, visando ao aumento da cobertura florestal.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

Sete são detidos em operação contra quadrilha que tentou matar idoso em Búzios

Sete presos e arma apreendida em operação no bairro José Gonçalves, em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!