Search

Marcão assume Saneamento após crise política na Câmara de Búzios

Troca de secretário expõe tensão nos bastidores após disputa pela presidência da Casa
Marcão está acostumado a assumir responsabilidades em momentos de tensão - Foto de Ronald Pantoja
Marcão está acostumado a assumir responsabilidades em momentos de tensão - Foto de Ronald Pantoja

A exoneração de Aziel Vieira do cargo de secretário de Saneamento e Drenagem de Búzios foi a resposta imediata do prefeito Alexandre Martins (REP) a um movimento inesperado na Câmara Municipal. A pasta, agora, será acumulada por Marcus Vallerius, o Marcão, que já comanda a Secretaria de Governo. A mudança ocorre após uma reviravolta que tirou o vereador Anderson Chaves (REP) da disputa pela presidência do Legislativo.

Chaves era o favorito para o comando da Câmara, contando com apoio consolidado desde novembro. O cenário parecia certo até a véspera da votação, quando Aurélio Barros (SDD) e Dida Gabarito (PL), que haviam garantido apoio ao vereador, mudaram de posição e elegeram Victor Santos (MDB). A manobra foi interpretada como uma “traição” e criou um desconforto evidente entre o Executivo e parte da base aliada.

Durante a cerimônia de posse, no dia 1º de janeiro, em seu primeiro discurso, Victor tentou manter o tom amigável e disse que as divergências fazem parte e que “o prefeito também pode continuar contando com ele”.

O desdobramento não tardou. Aziel Vieira, irmão de Dida Gabarito, foi exonerado poucos dias após a eleição de Victor Santos. A decisão de Martins não foi apenas simbólica, mas uma demonstração de força política diante da instabilidade interna. Marcão assume a Secretaria de Saneamento e Drenagem em um momento fundamental, com obras importantes previstas para o pós-carnaval.

Em sua nova função, Marcão terá a responsabilidade de iniciar as obras de captação terciária de esgoto em Cem Braças, direcionando o resíduo diretamente para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A iniciativa, em parceria com a concessionária de água e esgoto, Prolagos, e o Governo do Estado, incluirá também a revitalização urbanística do bairro.

“A secretaria é fundamental para uma cidade como Búzios. Precisamos combater o esgoto clandestino e atuar de forma conjunta com a Prolagos. A população será orientada e, quem não seguir as normas, sofrerá as consequências”, afirmou Marcão. Ele reforçou que a comunidade pode encaminhar denúncias e reclamações à ouvidoria.

Apesar da turbulência política, o governo tem o foco nas ações de infraestrutura e saneamento, mas o episódio na Câmara revela que as alianças políticas de Búzios podem se reorganizar a qualquer momento.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Mari Fernandez grava vídeo em Búzios durante escala do “Navio do Gigante” do cantor Léo Santana

Desde o Chez Michou ao Aretê Búzios: Detonautas transformam memórias em rock

Delegada Flávia Monteiro assume comando da 127ª DP em Búzios

Prefeitura de Arraial do Cabo prepara edital de concurso público com mais de 300 vagas

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima